As implicações da substituição do ministro Teori Zavascki


A imprensa confirma que o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, morreu na queda de um avião nesta tarde no litoral do Rio de Janeiro.

Teori era o relator dos processos referentes à Operação Lava-Jato. A principal dúvida que surge sobre esse fato é em relação à substituição da relatoria desses processos.

Pelo Regimento Interno do STF (Art. 38, Inciso I), os processos devem ser redistribuídos ao sucessor do ministro, a ser indicado pelo Presidente da República. Porém, como o assunto é bastante delicado e de grande repercussão popular, não se descarta a possibilidade que haja sorteio para a redistribuição dos processos. Mas essa solução depende de consenso entre os ministros.

No entanto, uma fonte do STF informou à Arko Advice que as questões urgentes referentes à Lava-Jato serão decididas pelo relator-revisor, ministro Luís Roberto Barroso.

Há de se ressaltar que Teori estava em estágio adiantado de análise das delações da Odebrecht.

A escolha de ministros do STF é atribuição privativa do Presidente República. Feita a indicação, o nome escolhido é submetido a sabatina e deliberação do Senado Federal.

A aprovação se dá pelo voto da maioria absoluta da composição do Senado (41 votos).

É possível que Michel Temer peça para o Senado encerrar o recesso mais cedo para realizar a sabatina e a votação do novo ministro.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais