As eleições municipais nos grandes centros


As primeiras pesquisas de intenção de voto desde o início oficial da campanha para as eleições municipais deste ano mostram um cenário adverso para os partidos tradicionais em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ). Em ambas as cidades, quem começa a corrida eleitoral em vantagem é o PRB. Em SP, a liderança é do deputado federal Celso Russomanno. No RJ, quem larga na frente é o senador Marcelo Crivella.

Na capital paulista, quem iria hoje para o segundo turno contra Russomanno seria a senadora Marta Suplicy (PMDB), que conta com o apoio informal de parte do PSDB. Chama a atenção em SP o mau desempenho do PT. O prefeito Fernando Haddad (PT) está em terceiro lugar e corre o risco de sequer chegar ao segundo turno, assim como o empresário João Doria Júnior (PSDB), candidato do governador de SP, Geraldo Alckmin (PSDB).

No RJ, Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes (PMDB), ainda não conseguiu decolar nas pesquisas. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), apoiada pelo PT, e o ex-secretário estadual dos Transporte Carlos Osório (PSDB) também enfrentam obstáculos. Quem desponta atrás de Crivella nas pesquisas são os deputados estaduais Marcelo Freixo (PSOL) e Flávio Bolsonaro (PSC).

Conforme esperado, o PT enfrenta grandes dificuldades também em outras capitais. Mesmo que tenha lançado ex-prefeitos em Porto Alegre (Raul Pont), Porto Velho (Roberto Sobrinho), Fortaleza (Luizianne Lins) e Recife (João Paulo), e esses candidatos apareçam bem posicionados nas pesquisas (Sobrinho e João Paulo lideram, enquanto Pont e Luizianne estão em segundo lugar), o PT possui o maior ou o segundo maior percentual de rejeição, o que limita sua chance de vitória.

No PSDB, quem larga na frente nas eleições municipais com vistas à sucessão presidencial de 2018 é o senador Aécio Neves (MG). Seu candidato, o deputado estadual João Leite (PSDB), lidera a disputa em Belo Horizonte. Já o PSDB paulista está dividido novamente entre Geraldo Alckmin e o ministro José Serra. Alckmin precisar tornar Doria eleitoralmente viável em SP, enquanto Serra e seus aliados têm preferência por Marta.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais