As ameaças do Centrão


Logo após a rejeição pelo Congresso da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer, o governo, na tentativa de retomar a agenda de reformas no Congresso, recolocou em pauta as negociações a respeito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência. Desde então o Centrão, formado por PP, PR, PTB, PSD e PSC, com 149 deputados, passou a ameaçar o Executivo.

Com o objetivo de aumentar seu espaço no governo, exige punição para os que votaram contra o presidente sob o argumento de que infiéis não podem ser tratados como aliados.

A ameaça não surtiu o efeito esperado e o tom subiu na semana passada. O líder do PP na Câmara, Arthur Lira (PP-AL), uma das principais lideranças do Centrão na Casa, afirmou que, se chegar uma nova denúncia contra o presidente num cenário de desorganização da base como o atual, será o fim da linha para o presidente. “Pode ser mortal”, afirmou.

A nova denúncia contra Michel Temer deve ser apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ainda em agosto. Ele deixa a PGR no dia 18 de setembro.

Aprovação das reformas e MPs

Além das ameaças em relação à Previdência e ao presidente, o Centrão indica que pode dificultar a vida do governo em outras instâncias, como na análise da medida provisória que institui a Taxa de Longo Prazo nos financiamentos do BNDES e na da MP que cria o Novo Refis, programa de parcelamento de dívidas tributárias de pessoas físicas e jurídicas.

Apesar de durante a votação da denúncia contra o presidente o maior racha ter ocorrido no PSDB (dos 47 deputados, 22 votaram a favor de Temer; 21 foram contra; e quatro se ausentaram), houve dissidência também no Centrão: 24% do bloco votou pelo prosseguimento da denúncia. Mas o Centrão está de olho mesmo é nos cargos de outros partidos.

Desde a votação da denúncia, o clima entre o Planalto e sua base está tenso. A agenda governamental é impopular, a popularidade do governo é baixíssima e outras medidas de austeridade serão anunciadas. Por isso aliados estão cobrando um preço mais alto pelo apoio.

Hoje o maior desafio para o governo é a aprovação da Reforma da Previdência. Afinal, ela exige o apoio de 308 deputados e de 49 senadores. Para ter sucesso, o Palácio terá que contornar problemas com aliados, inclusive com o Centrão, e restringir o escopo da reforma.

Se não houver fatos novos, o segundo pedido de investigação da PGR contra o presidente também será barrado pela Câmara.

As ameaças do Centrão ao governo têm sido constantes. Mas a maior parte delas não chegou a se concretizar ou foi revertida posteriormente. Ao que tudo indica, não será diferente dessa vez.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais