Apoio ao governo aumentou na Câmara em maio


Levantamento da Arko Advice mostra que o apoio ao governo aumentou em maio na comparação com o mês de abril de 2017. O índice no mês passado chegou a 53,93%, ante 51,11% no mês anterior. O estudo foi feito com base em 33 votações nominais e abertas ocorridas em maio. Foram analisadas diversas medidas provisórias e o projeto de lei sobre o Programa de Recuperação Fiscal.

Das 33 votações, o governo foi derrotado em apenas uma, relacionada à dívida dos estados. Foi aprovado destaque do PSD ao Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 343/17, do Poder Executivo, que retirou do texto a exigência de os poderes Legislativo e Judiciário, os tribunais de contas e o Ministério Público dos estados devolverem sobras de recursos ao caixa único do Tesouro estadual do participante do regime de recuperação.

Delação e andamento das reformas

A gravação do diálogo entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista, da JBS, que veio a público no dia 17 de maio, afetou o ritmo de votações na Câmara, mas não interferiu no apoio ao governo. De 1º de maio até 17 de maio foram 25 votações com adesão de 51,9% dos parlamentares. De 18 de maio a 31 de maio foram oito votações com apoio de 60,93%. Entretanto, não se pode dizer que não houve desgaste no relacionamento entre Executivo e Legislativo. É preciso aguardar a análise das votações ao longo dos meses de junho e julho. Sem dúvida, houve impacto negativo no grau de unidade da base, mas não comprometimento da governabilidade.

Em termos partidários, 14 legendas apresentaram índice de adesão ao governo superior a 60%.  Estão entre elas, PSDB (66,73%), PMDB (66,14%), PSD (65,02%) e PROS (64,81%). Mas o nível de ausência entre os aliados também foi elevado, com destaque para DEM (37,40%), PP (34,88%) e PR (31,15%).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais