Aos trancos e barrancos


O setor de energia anda aos trancos e barrancos. A política continua sob a égide da “desorientação energética”, iniciada no segundo governo Lula e aprofundada no governo Dilma. Essa situação parece não ter fim.

Falta tudo. A Petrobras, sem grau de investimento, sem política de preço de derivados transparente e previsível, sem solução para a sua imensa dívida, sem um plano de negócios crível e sem governança. O setor de petróleo sem calendário de leilões, sem definir o papel da Petrobras no pré-sal e sem política de conteúdo local. O gás natural sem uma política de preços, que permita competitividade em relação às outras energias; sem repensar o papel da Petrobras como monopolista; sem estabelecer um modelo de venda de ativos, que troque o monopólio da estatal por um mercado de concorrência; sem um plano para aumentar a malha de gasodutos, sem estimular a cogeração a gás e sem que as distribuidoras possam ter outros fornecedores de gás. O etanol sem competitividade com a gasolina, sem uma Cide que reflita verdadeiramente os seus benefícios ambientais, sem um programa junto à indústria automobilística para aumentar a inserção do etanol e sem definir o papel do etanol anidro e hidratado na matriz de combustíveis. Como se não bastasse, o setor elétrico sem soluções regulatórias para geradores hidráulicos e distribuidores, obrigando que estes recorram à Justiça; sem um programa de uso eficiente de energia; sem incentivos à geração distribuída e sem térmicas a gás na base do sistema elétrico.

Para reverter esse quadro, é preciso implantar uma política baseada no tripé planejamento, gestão e regulação eficiente. É exatamente a fragilidade deste tripé que explica a situação caótica em que se encontra o setor energético. O planejamento é falho, a gestão das empresas estatais caracterizadas pela falta de governança e a regulação enfraquecida pela captura política das agências reguladoras. Este quadro é a consequência perversa da opção pela intervenção excessiva e populista do governo nas atividades regulatórias e econômicas do setor, além da falta de crença e respeito pelo mercado. É a gênese da desorientação energética promovida pelo governo do PT, que acabou por criar grandes esqueletos em todas as áreas do setor energético brasileiro.

Por exemplo, o atual processo de judicialização das decisões normativas, originadas nas instituições responsáveis pelo planejamento e regulação no setor de energia, mostra que a conciliação não está sendo bem-sucedida. Por isso, a solução de conflitos regulatórios e de direito econômico está sendo transferida para o arbítrio da Justiça, causando insegurança nos negócios e afastando investidores.

Se a prática fosse o planejamento, a gestão e a regulação, olhando mais para o mercado — em vez dessa visão míope do modelo da intervenção, em que o governo o tempo todo quer promover a revogação da lei da oferta e da procura e usar o setor e suas estatais com fins políticos —, poderia se criar um ciclo virtuoso de energia competitiva, investimentos, geração de empregos e crescimento, na medida em que o país tem fontes diversificadas e abundantes de energia.

Aí sim, poderemos restabelecer a estabilidade regulatória, a segurança jurídica e atingir o equilíbrio entre os objetivos de modicidade tarifária, segurança energética e crescimento com sustentabilidade.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais