Sérgio Zveiter (PMDB-RJ) apresentou, segunda-feira (10) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara o seu parecer a favor da denúncia contra o presidente Michel Temer. O próximo passo é a votação dos 66 membros da Comissão.
Caso o parecer seja aprovado a denúncia segue para análise do plenário. Nesse momento, os deputados terão que dizer “sim” ou “não” à abertura da denúncia. O parecer da CCJ é apenas uma referência.
Se a Comissão rejeitar o parecer do relator, seu presidente, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), escolhe um novo relator, que dará novo parecer. Vale ressaltar que após a leitura de seu parecer, qualquer membro da Comissão de Constituição e Justiça poderá apresentar um voto diferente (voto em separado). Se o parecer do relator for rejeitado, esse voto em separado ganha preferência e passa a ser considerado o parecer da Comissão.
Os deputados do PMDB, legenda de Temer, de Pacheco e de Zveiter, protocolaram na segunda-feira um voto em separado contrário à abertura da denúncia, reafirmando assim o apoio a Temer.
Veja a sessão da CCJ: