Aliados querem reforma


Aliados do presidente Michel Temer propõe uma reforma administrativa com o intuito de reduzir a crise política, incluindo a troca de ministros sem diálogo com o Congresso. “Temos de dar condições ao presidente, sem pressão e sem chantagem”, avalia o deputado Danilo Fortes (PSB-CE). O presidente nacional do Solidariedade, o deputado Paulino da Força (SP), está convencido: “Haverá algumas demissões de ministros enrolados”. Acreditam, no entanto, que mudanças no governo tendem a repercutir positivamente, melhorando a avaliação do governo.

PSDB tem novo líder
O deputado Ricardo Trípoli (SP) será o líder da bancada do PSDB na Câmara, em 2017. Ele assumirá em 1º de fevereiro, em substituição a Antonio Imbassahy (BA). Ambientalista e advogado, está em seu terceiro mandato de deputado federal. Foi deputado estadual por quatro legislaturas, assumiu, em 1999, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e foi líder da bancada entre 2005 e 2006 na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Comissão aprova Orçamento
A proposta orçamentária de 2017 foi aprovada pela Comissão Mista de Orçamento. O texto delimitou os gastos federais em R$ 3,5 trilhões, valor que inclui despesas com juros e amortização da dívida pública (R$ 1,7 trilhão). O relatório final sobre o projeto (PLN 18/16) é do relator-geral, senador Eduardo Braga (PMDB-AM). O texto deve ser votado pelo Congresso Nacional nesta quinta-feira (15), às 11 horas. Antes, os congressistas têm que votar vetos presidenciais e o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017.

Novas regras para embalagens
O Senado aprovou o projeto de lei (PLC 203/2015) que estabelece novas regras para as embalagens de frutas e verduras. De autoria da deputada Iracema Portella (PP-PI), proposta, modificada no Senado, retorna para apreciação da Câmara. As embalagens de frutas e verduras não processadas (in natura) terão, de forma obrigatória, características de proteção ao produto, segundo o novo texto aprovado. O projeto estabelece ainda que as embalagens, que podem ser descartáveis ou retornáveis, atendam a requisitos de qualidade.

Convenção sobre citação judicial
Foi aprovada, no plenário do Senado, a convenção relativa à citação, intimação e notificação no estrangeiro de documentos judiciais e extrajudiciais em matéria civil e comercial (PDS 86/2016), assinada em 1965, em Haia, na Holanda. O texto tem como objetivo estimular a cooperação entre os países signatários, por meio de um mecanismo ágil e predeterminado. Visa ainda garantir o direito de defesa do citado, intimado ou notificado perante a Justiça do Estado de origem.

Eleita comissão representativa
A Câmara elegeu os deputados que farão parte da Comissão Representativa do Congresso Nacional durante o recesso parlamentar, de 23 de dezembro a 1º de fevereiro de 2017. A comissão, formada por deputados e senadores, exerce as atribuições de caráter urgente que não possam aguardar o início do período legislativo. Na Câmara, os 17 titulares são os deputados Antonio Bulhões (PRB-SP), Hildo Rocha (PMDB-MA), Jovair Arantes (PTB-GO), Lucas Vergilio (SD-GO), Pedro Chaves (PMDB-GO), Roberto Balestra (PP-GO), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Aelton Freitas (PR-MG), Afonso Florence (PT-BA), Chico Lopes (PCdoB-CE), José Guimarães (PT-CE), Rogério Rosso (PSD-DF), Izalci Lucas (PSDB-DF), Rubens Bueno (PPS-PR), Tadeu Alencar (PSB-PE), Weverton Rocha (PDT-MA) e Ivan Valente (Psol-SP). No Senado, os integrantes são os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS), Romero Jucá (PMDB-RR), Ataídes Oliveira (PSDB – TO), Paulo Rocha (PT-PA), Fernando Collor (PTC-AL), Cristovam Buarque (PPS-DF) e José Medeiros (PSD-MT).

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais