Alerj aprova privatização da Cedae


A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou na manhã do último dia 21 a privatização da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos). Foram 41 votos favoráveis e 28 contrários.

O resultado representa uma importante vitória para o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), pois a venda da estatal era uma das condições do Plano de Recuperação Fiscal firmado com a União, e ocorre meio a uma série de incertezas políticas como, por exemplo, a cassação dos mandatos de Pezão e do vice-governador Francisco Dornelles (PP) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Agora, a expectativa do Palácio Guanabara é que as medidas do plano trarão um alívio de R$ 62 bilhões em três anos ao Estado.

As ações da Cedae vão viabilizar um empréstimo de R$ 3,5 bilhões da União. A venda é tratada pelo governo Pezão como prioritária para conseguir resolver a crise financeira que afeta o estado.

A votação do projeto original de venda da Cedae como garantia para o Rio de Janeiro pegar empréstimos em meio à crise era prevista para acabar até o fim da semana.

Porém, as 211 emendas apresentadas foram rejeitadas em uma reunião antes da votação em plenário. Com isso, a proposta inicial acabou sendo votada e aprovada hoje, desarticulando a estratégia da oposição que apostava numa votação mais longa (duração até quinta ou sexta-feira) para desgastar e derrotar o Palácio Guanabara.

Apesar do desgaste político do governo Pezão e da impopularidade que representava a venda da Cedae, uma estatal que possui muitos interesses corporativos, acabou prevalecendo o entendimento que a situação ficaria insustentável caso o projeto fosse derrotado, inviabilizando assim a renegociação da dívida do Estado com a União.

Agora, o governo fluminense usará essa aprovação do projeto de lei que autoriza a privatização da Cedae para intensificar junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) sua tentativa de antecipar os efeitos do acordo feito com o governo federal. A Advocacia-Geral da União (AGU) e a Secretaria do Tesouro Nacional já se manifestaram contrariamente à antecipação até que sejam aprovados todos os projetos de leis encaminhados ao Congresso e à Assembleia do RJ.

Outra vitória importante para o governo do RJ ocorrida hoje foi a derrubada, pelo Órgão especial do Tribunal de Justiça, de liminar obtida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) que liberava as empresas associadas da obrigação de recolher parte dos incentivos fiscais para o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF). Assim, esse grupo de empresas terá que cumprir a Lei nº 7.428/2016 e recolher 10% dos incentivos fiscais recebidos para o FEEF. O governo vai requerer que o mesmo entendimento seja aplicado às demais ações em tramitação.

Porém, o cenário deve continuar conturbado para Pezão. Mesmo que o pagamento da folha dos servidores possa ser colocado em dia, consequência da viabilização do Plano de Recuperação Fiscal, e reduzir os protestos na rua, questões como o pedido da cassação de Pezão e Dornelles pelo TRE e novas revelações vindas de delações da Operação Lava Jato tem potencial para continuar desgastando o PMDB no Rio.

Como votaram os partidos

O PMDB, partido do governador Luiz Fernando Pezão, e o PP, legenda do vice-governador Francisco Dornelles, deram 100% dos votos em favor da privatização da Cedae, assim como PHS, PPS, PROS, PSB, PSD, PSDC, PSL, PT do B e PTB. Veja tabela abaixo:

Por outro lado, as bancadas do PC do B, PSC, PSDB, PSOL e REDE foram majoritariamente contra o projeto de lei. O PT não votou unido. Da bancada petista (4 deputados), apenas o deputado André Ceciliano, segundo vice-presidente da Alerj votou em favor da privatização da companhia.

Nota-se que o governo Pezão conquistou votos no PR, controlado pelo ex-governador Anthony Garotinho, e também junto ao PRB, legenda do atual prefeito do Rio, Marcelo Crivella. Tanto Garotinho quanto Crivella são adversários políticos do PMDB fluminense.

O Palácio Guanabara também conquistou votos no DEM, PDT, PTN e SDD.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais