Agora, nem renúncia adianta


O Supremo Tribunal Federal decidiu afastar Eduardo Cunha da presidência da Câmara em 5 de maio, ou seja, há dois meses. Desde então, a Casa está sem comando. Formalmente, o primeiro vice-presidente, Waldir Maranhão (PP-MA), deveria estar à frente dos trabalhos, mas ele tem sido impedido pelos próprios parlamentares de conduzir as votações.

Em Brasília havia a expectativa de que Cunha renunciaria ao cargo de presidente da Câmara no último dia 22, quando ele chegou a convocar uma entrevista coletiva. Mas isso não aconteceu.

Segundo rumores, os motivos da desistência teriam sido dois: 1. Não havia consenso entre seus aliados sobre um nome que pudesse sucedê-lo; 2. Os partidos do Centrão (PP, PR, PSD, PTB, PROS, PSC, SD, PRB, PEN, PTN, PHS e PSL) não tinham certeza de que conseguiriam eleger o sucessor.

Lideranças na Câmara esperam que Cunha entregue o cargo esta semana, a fim de evitar a cassação. Ainda que renuncie, não há garantias de que escape da cassação. A avaliação na Câmara é de que “é tarde demais”. Um parlamentar ouvido pela Arko Advice disse que “nem o papa Francisco teria condições de se salvar nessas condições”.

Cunha, porém, poderia ganhar um tempo precioso. Restam apenas duas semanas de atividade parlamentar. Mesmo que o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) não seja aprovado, a tendência é que haja um recesso branco entre 19 e 31 de julho.

O que acontece se Cunha renunciar?

Com a renúncia de Cunha da presidência, seria aberta imediatamente uma negociação em torno da eleição do novo presidente, o que aconteceria na semana seguinte. E ele poderia contar com a ajuda de seus aliados para tentar adiar para agosto a votação do seu processo no plenário.

Mas, com votação aberta, forte pressão popular e fora da presidência da Câmara, a chance de Cunha de evitar o pior é mínima. Especialmente depois dos últimos acontecimentos.

Na última sexta-feira (01), a Procuradoria-Geral da República (PGR) ofereceu nova denúncia contra o deputado na Lava-Jato por suposto envolvimento em esquema de corrupção na Caixa. É a terceira ação contra ele.

Cassado, Cunha passa a ser um sério risco para muitos. Pois uma eventual delação premiada vinda de sua parte poderia causar grande estrago no mundo político e empresarial.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais