Agenda positiva de Temer


O presidente em exercício Michel Temer prepara uma agenda positiva para apresentar ao país em cerca de duas semanas. O discurso da organização das contas públicas até então vem gerando credibilidade perante os agentes financeiros, e agora Temer pretende dar o passo seguinte, com medidas voltadas para a recuperação da atividade econômica.

Temer encomendou um pacote de medidas ao comitê econômico, composto pelos ministérios de Fazenda, Planejamento, Casa Civil, Agricultura, Relações Exteriores, Trabalho, Turismo e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações A intenção é reforçar a confiança no governo, atrair investimentos e afastar de vez qualquer possibilidade de um revés no julgamento final do impeachment contra Dilma Rousseff.

Quais temas a agenda positiva inclui?

A agenda inclui temas já em andamento no Congresso. Um deles é o que retira a obrigatoriedade de participação da Petrobras de 30% na exploração do pré-sal. Há um projeto que possibilita a compra de terras por estrangeiros. Ambos estão em análise na Câmara dos Deputados.

Outros podem ser encaminhados ao Legislativo em novos projetos ou tratados em propostas já existentes. É o caso da modernização da Lei Geral de Telecomunicações, para dinamizar o setor de telefonia. Um dos projetos que podem ser aproveitados é o que permite à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) licenciar o serviço de telefonia mediante autorização.

A reformulação da Lei de Licitações também é um assunto que já possui proposta em tramitação no Congresso. No Senado, há um projeto elaborado por uma comissão criada especificamente para tal objetivo que pode ser encampada pelo governo.

Veja a situação das propostas no Congresso:

  • PL nº 4.567/16

Sen. José Serra (PSDB-SP)

Fim da obrigatoriedade de participação da Petrobras na exploração do pré-sal

Aguarda votação em Comissão Especial da Câmara

  • PL nº 2.289/07

Dep. Beto Faro (PT-PA)

Compra de terras por estrangeiros

Aguarda votação no plenário da Câmara

  • PL nº 3.453/15

Dep. Daniel Vilella (PMDB-GO)

Permite à Anatel alterar o licenciamento de serviço de telecomunicações de concessão para autorização

Aguarda parecer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

  • PLS nº 559/13

Comissão Especial Modernização da Lei de Licitações e Contratos

Reforma da Lei de Licitações

Aguarda votação no plenário do Senado

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais