Agenda do dia: semana começa sob pressão

  1. O mercado deve iniciar a semana sob pressão, reagindo à notícia da troca do ministro da Fazenda. Embora a escolha de Nelson Barbosa para o lugar de Joaquim Levy já estivesse no radar e tenha provocado grande efeito sobre os preços na semana passada, especialistas veem ainda um potencial de deterioração. A mudança no comando da Fazenda foi recebida com muita apreensão porque soa como “guinada à esquerda” do governo de Dilma.
  2. O ex-ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, assume hoje às 17h, o Ministério da Fazenda, substituindo Joaquim Levy, que deixou o posto na sexta-feira. Barbosa passou o fim de semana reunido com sua equipe para acertar a transição. Parte do grupo que está com ele hoje no Planejamento deve ir para a Fazenda, mas quer manter no cargo o principal membro da equipe de Joaquim Levy: Marcelo Saintive, secretário do Tesouro. O governo quer mostrar que a estrutura essencial da política de gastos não será modificada.
  3. Para Nelson Barbosa, esgotou-se a capacidade do governo de cortar os gastos discricionários. Agora é hora de avançar nas despesas obrigatórias que demandam reformas estruturais e são, por definição, gradualistas. Ontem, em entrevista ao Valor, no seu gabinete no Planejamento, ele se comprometeu com a meta de superávit primário de 0,5% do PIB para 2016. Ainda não sabe como fará para cumpri-la, mas uma das medidas necessárias será a recriação da CPMF, imposto que ele espera estar cobrando no segundo semestre de 2016.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais