Agenda: debandada de aliados agrava situação do governo

  1. O Palácio do Planalto e líderes governistas consideram que a situação política de Dilma no Congresso se agravou de maneira drástica com a debandada de partidos importantes da base aliada. A oposição dizia já ter os votos necessários, 342. Na contabilidade do Planalto ontem, havia 188 votos pró-Dilma. Em privado, o governo reconhecia a situação crítica e apostava nas ausências. Outro ponto de preocupação dos governistas era o silêncio de Lula em relação ao Senado. Em conversas reservadas, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que não conversa com Lula desde março (Estadão – p.A4).
  2. Vice-presidente Michel Temer (PMDB) avisou a aliados que, se de fato assumir o Planalto com possível afastamento de Dilma, promoverá mudanças na equipe ministerial e anunciará medidas para sinalizar que não entende sua ascensão ao governo como “transitória”. A avaliação é que, como ele tem sido alvo de críticas e desconfianças, Temer precisa “entrar com o pé na porta” e “mostrar a que veio” para consolidar o apoio de setores estratégicos no Congresso, indústria e mercado (Folha).
  3. Pressionado pela oposição a imprimir na tramitação do impeachment de Dilma o ritmo do processo contra Fernando Collor — quando o Senado demorou três dias para abrir a ação desde a votação na Câmara — Renan Calheiros (PMDB-AL) disse a líderes que “não manchará sua biografia” com o caso. O PSDB indicará o senador Antonio Anastasia (MG) para presidir a comissão. Eunicio Oliveira (CE), nome do PMDB para a relatoria, esteve na terça por duas horas com Michel Temer (Painel – Folha).

Eventos:

  • PMDB decide posicionamento sobre impeachment da presidente Dilma.
  • 11h- Novo diretor da ANP, Aurélio Amaral, toma posse.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais