Afronta à democracia, sectarismo é elo comum entre bolsonaristas e petistas


Não se trata de atitude isolada. Os dois grupos têm o respaldo de 104,7 milhões de cidadãos, ou 71,16% do eleitorado, resultado do 2º turno das eleições de 2018.

Nos estertores do regime militar, há 39 anos, o Brasil via surgir o petismo, que se transformou na mais bem-sucedida seita política brasiliana. Ou “religião secular”, nas palavras de Roberto Campos. 2018 parece ter assistido ao advento de uma outra seita: o bolsonarismo.

Os dois grupos têm a autoconfiança obtusa dos sectários. Como creem estar sempre certos, ou se está com eles ou contra eles.

Ambos cultivam, como consequência natural, a intolerância. Não têm adversários, mas inimigos.

 

Intolerância, fruto do sectarismo

Petistas e bolsonaristas são iguais? Por óbvio que não. E não apenas na visão de mundo antagônica que propugnam.

O petismo é herdeiro da chamada esquerda e estriba-se num líder político habilidoso e cuja resiliência é sui generis. Afora isto, Lula (PT) chegou ao poder de forma arquitetada.

O bolsonarismo, ao contrário, sem tradição histórica, carece de organicidade. Jair Bolsonaro (PSL) é o improvável representante da chamada direita.

Galgou o posto de maneira acidental. A vitória do capitão-mor é fruto de uma conjugação de fatores diversos, como a Lava-Jato, a recessão histórica, a prisão de Lula, a insegurança galopante, o Governo Dilma, a corrupção escorchante, o advento das redes sociais etc.

O petismo não vai deixar de existir por conta dos sucessivos reveses, pois é caudatário de um pensamento universal. Sem Lula pode se fragmentar, mas não acabar.

O bolsonarismo aglutina momentaneamente liberais, libertários, conservadores, globalistas e antipetistas em geral. Em comum, têm a certeza de que não querem o PT e seu modelo de governo de volta.

Privatistas x estatizantes, antiabortistas x abortistas, armamentistas x belicistas, monetaristas x desenvolvimentistas, palmeirenses x corinthianos. São muitos e concretos os antagonismos.

Além disso, o corintiano Lula tem consciência da força de sua ideia. Já o palmeirense Bolsonaro reconhece suas limitações.

O que torna ambos os grupos deletérios é a intolerância, fruto do sectarismo.

 

Democracia afrontada

Se o PT é atavicamente intolerante, uma das sementes do autoritarismo, as ações de seu principal oponente sugerem, até aqui, a mesma toada.

Petistas, por exemplo, atacam Israel, a única democracia duma região conflagrada. Mas idolatram ditadores como Fidel Castro (Cuba) e Hugo Chávez (Venezuela), além de regimes autoritários, homofóbicos e misóginos enraizados no Oriente Médio. Chamam isto de estratégia.

Por seu turno, Bolsonaro homenageia o ditador pedófilo Alfredo Stroessner (Paraguai). Sem falar dos generais-ditadores brasileiros, seus ídolos. Também na política, os extremos se atraem.

Neófito no poder, o bolsonarismo ruma devagar em direção à senda liberticida, caminho para afrontar a democracia. O mais recente episódio é o da cientista política Ilona Szabó.

Convidada para compor, como suplente, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, subordinado ao Ministério da Justiça, foi alvo de ataques na internet. Sua indicação partiu do titular da pasta, Sergio Moro, expoente do bolsonarismo.

Como o capitão-mor não gostou, o ministro da Justiça cedeu à pressão e desconvidou a cientista política, que não teria poder algum, a não ser o de dizer o que pensa – coisa que já faz. E o fará, agora, com maior repercussão. Em bons português e inglês.

Administrativamente, o gesto da militância bolsonarista, acatado por Bolsonaro e Moro, tem pouca relevância. Exibe, no entanto, intolerância e burrice.

Intolerância porque a turba que escorraçou Ilona Szabó não aceita o contraditório, essência da democracia. Burrice porque abrandaria, um pouco, a face de um governo indisposto a dialogar com a parte expressiva da sociedade que não o aprova – 6 em cada 10 brasileiros, segundo pesquisa CNT/MDA.

 

Lógica do paternalismo

A escolha da diretora do Instituto Igarapé representaria o avesso da indisposição do PT ao diálogo com os diferentes. O desconvite, que seria insignificante se isolado, mostrou, ao contrário, que bolsonaristas são o avesso do avesso dos petistas quando o assunto é o colóquio civilizado – como o que aconteceu em Davos, no Fórum Econômico Mundial, entre Moro e Ilona.

O slogan dos contendores do instável cenário político – aqui e além-mares, diga-se de passagem – poderia ter um verniz hipócrita comum: “ouço todos, desde que pensem como eu”. Um cínico aprovaria o bordão, alegando que ambos os lados têm legitimidade.

Afinal, para o bem ou para o mal, são fruto da escolha de 104,7 milhões de eleitores (71,16%) no 2º turno das eleições de 2018. Metade da população do Brasil. No 1º turno, foram 80 milhões (54,72%) que optaram por PT e PSL.

Quem acha que eleitores não têm nada a ver com a escolha de seus representantes joga a culpa da intransigência política exclusivamente nos eleitos. Para os que discordam da lógica do paternalismo, segundo a qual as pessoas não são responsáveis pelas mazelas do Estado onde vivem, a intolerância é coisa nossa.

De acordo com os primeiros, os eleitos não nos representam. Os segundos, veem no Parlamento e no Governo o espelho da sociedade.

 

* Itamar Garcez é jornalista

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais