Acorda Brasil


O ano de 2016 foi atípico no Brasil. Pela primeira vez o país sediou as Olímpiadas. O doloroso processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff revelou ao vivo e a cores o nível inconsistente do Congresso. A prisão de políticos e empresários importantes nos faz antever que estamos perto do dia do juízo final.

As manifestações nas ruas e as ocupações das escolas ameaçam as falsas narrativas de candidatos a cargos públicos cuja intenção é representarem a eles mesmos ou a grupos que financiam as suas campanhas. Delações premiadas institucionalizaram o “dedo duro” sem a necessidade da tortura física e desnudaram o pacto dos políticos com empreiteiras.

A fila dos estados falidos vai aos poucos crescendo, o desemprego também. O embate entre os poderes aponta para uma desagregação no país. Certamente 2016 não vai provocar saudades e será um marco importante na história brasileira.

E como será o Brasil em 2017 e nas próximas décadas? Se não acordarmos desse verdadeiro pesadelo vamos reprisar o mesmo filme nos próximos anos. A persistência da miséria e da desigualdade social é vergonhosa e é um atestado de incompetência da sociedade brasileira e de seus muitos governos.

O país demanda grandes transformações. Entre elas uma reforma política sem espaço para políticos picaretas resgatando a credibilidade. Temos que atrair para as atividades políticas cidadãos honestos e capazes, que através do debate civilizado desenvolvam novas ideias e ações virtuosas pelo bem comum.

A democratização dos meios de comunicação é imperiosa. A comunicação rápida e o acesso à informação são instrumentos para aperfeiçoar a democracia. A internet de banda larga deverá ser gratuita para todos como a televisão aberta e o rádio.

O Brasil é um país privilegiado em seu patrimônio natural e sua utilização deve ser tema de um debate racional permanente que tenha como pano de fundo um desenvolvimento sustentável. Da mesma forma devemos promover, difundir e preservar o nosso patrimônio cultural que é rico e belo.

A educação pública de qualidade para todos e todas é um pré-requisito para termos um Brasil melhor. Lembremos aqui o pensamento de Anísio Teixeira: “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara para as democracias. Essa máquina é a da escola pública.”

Só teremos o Brasil de nossos sonhos se a educação básica ter como pilares, a ética, a solidariedade, a liberdade, a autonomia, o pensamento crítico, a competência e a responsabilidade social.

Vamos acordar para construir o Brasil do futuro. E nessa nova e brilhante alvorada é pertinente lembrar as palavras de Juscelino Kubitschek, gravadas e imortalizadas na Praça dos Três Poderes:

“Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das mais altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã o do meu país e antevejo esta alvorada, com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino.”

Vamos também transmitir às gerações futuras a mensagem da inspirada poesia que nos deixou Gonzaguinha em sua música:

“Nunca pare de sonhar”: “Ontem um menino / Que brincava me falou / Hoje é semente do amanhã / Para não ter medo / Que esse tempo vai passar / Não se desespere, nem pare de sonhar / Nunca se entregue / Nasça sempre com as manhãs / Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar / Fé na vida, fé no homem, fé no que virá / Nós podemos tudo, nós podemos mais /Vamos lá fazer o que será.”

Acorda Brasil.

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais