A Sociedade e a Defesa Nacional


Na segunda-feira, 4, tive o privilégio de participar da abertura do XVII Ciclo de Estudos Estratégicos promovido pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), no Rio de Janeiro. Com o tema “Uma Nova Agenda de Defesa Nacional para o Brasil”, o evento reuniu civis e militares em torno daquilo que deveria ser parte da Agenda Nacional.

Na oportunidade, discorri sobre algumas questões que dizem respeito à Sociedade e à Defesa Nacional, como uma maior integração entre Academia, Forças Armadas, Indústria e Parlamento. Câmara e Senado contam com comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional desde que foram instituídos e muitos avanços foram conquistados principalmente ao longo das duas últimas décadas.

Em 2002, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realizou importantes seminários sobre Defesa, Relações Exteriores e Inteligência. Os três eventos reuniram o que havia de melhor em termos de pensamento de longo prazo no Brasil.

Para os céticos que acreditavam no fracasso das discussões, uma surpresa: não houve lugar para todos os inscritos em um ano eleitoral e que marcaria uma guinada política no país. Apenas em 2012, a mesma CREDN voltou a enfocar a Defesa Nacional como uma prioridade estratégica.

No Senado, as discussões em torno desses temas só começaram de fato, a partir de 2008 com a instituição dos Ciclos de Debates no âmbito da CRE.

O processo de construção do papel do Legislativo nos temas antes exclusivos das Forças Armadas, não foi simples nem fácil. O Brasil foi um dos últimos países da região a submeter os militares ao poder civil com a criação do ministério da Defesa há exatos 18 anos.

Apenas em 1996, são fundidas as comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, dando origem à atual CREDN. Sim, o que temos hoje é relativamente novo. No entanto, pouco se pesquisa sobre suas atividades, os acordos aprovados, as discussões promovidas, os eventos realizados.

Há um material riquíssimo a ser explorado e que comprova a superação das desconfianças e o fortalecimento da Defesa como Política de Estado. Um dos poucos temas que sobrevive à polarização e radicalização que vivemos, a Defesa Nacional cobra, por outro lado, uma atenção objetiva para as suas demandas.

É no Parlamento onde se travam os debates acerca do emprego das Forças Armadas em operações de segurança pública, por exemplo. E o mesmo Parlamento precisa ter coragem de dar aos militares que combatem o crime organizado nos “territórios ocupados” das nossas grandes metrópoles, as ferramentas para que possam exercer suas atividades.

É o Poder Legislativo quem tem a obrigação de aprovar leis que protegem o agente estatal na imposição da força quando necessária. Não se trata de conceder licença para matar como defendem certas organizações de defesa dos direitos humanos.

Além disso, a Sociedade precisa dizer NÃO àqueles que glamourizam narcotraficantes e banalizam a violência em nome de audiência. Essa discussão sobre valores é instrínseca às questões da Defesa Nacional. Valores que estão sendo esculhambados em uma época de apropriação indébita da verdade.

Quando a Sociedade for educada de fato, ela entenderá o real valor daqueles vocacionados que decidiram dedicar suas vidas à preservação da nossa soberania. O passado é história. Nos ensina a não errarmos de novo. Não pode ser argumento a demonizar sistematicamente as Forças Armadas.

Defesa Nacional diz respeito ao desenvolvimento do país, à sua fortaleza enquanto Nação e à dignidade do seu povo que não pode ser reduzido à bolsa isso ou bolsa aquilo. Defesa Nacional pressupõe um país que NÃO se orgulha em manter 12 milhões de pessoas reféns dos humores políticos.

Neste sentido, o Parlamento deve canalizar as expectativas, medidas, ações, enfim, um conjunto de elementos que ofereçam ao país, condições de discutir e encaminhar um Projeto de Nação, algo que não temos, almejamos e que a cada dia se torna absolutamente mais necessário.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais