A saia justa da quebra do Rio às vésperas das Olimpíadas

“Já vi cidades quebrarem depois dos jogos, como Atenas. Antes, nunca”.

A ironia de um diretor de comitê olímpico, reproduzida pela coluna de Ancelmo Gois, de O Globo, retrata o sentimento de completo constrangimento que envolve o decreto de estado de calamidade pública do Rio de Janeiro, assinado às vésperas do início dos Jogos Olímpicos.

A decisão do governador em exercício, Francisco Dornelles, destinada a enfrentar a grave situação financeira do estado, alimenta um clima de insegurança a 45 dias do início das Olimpíadas, em 5 de agosto. Especialistas consideraram o decreto uma medida ousada, que expõe a falta de planejamento da gestão pública para um evento grandioso como as Olimpíadas.

Há críticas também quanto à legalidade da medida, já que calamidade pública diz-se respeito a desastres naturais. Veja matéria do G1 que critica a decisão do governador fluminense em exercício.

Às vésperas do encontro dos governadores com o presidente interino Michel Temer, o decreto de calamidade do estado do RJ gerou uma saia justa para o governo federal. O encontro, com o objetivo de negociar as dívidas dos estados, ao mesmo tempo em que é um alívio para os governos, é uma pedra no sapato para a equipe econômica, obrigada a autorizar a suspensão dos pagamentos dos estados até o final do ano.

O governo resolveu agir rapidamente porque a preocupação com os turistas durante as Olimpíadas é crescente. Saúde e segurança são dois focos de tensão. O recente resgate do criminoso Fat Family, no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro da cidade, revela a audácia e o poder armado dos bandidos, frente às autoridades policiais. Ouça o áudio em que o sucesso do resgate é comemorado por um dos bandidos:

O hospital Souza Aguiar, de onde o criminoso foi resgatado, é um dos que estão credenciados para atendimento de turistas durante os jogos. Mesmo com a promessa de investimento em segurança por parte do governador em exercício, Francisco Dornelles, fica a dúvida do quanto realmente poderá ser feito em tão pouco tempo, com a verba a ser liberada pelo governo federal.

A discussão, por enquanto, está apenas no âmbito da violência interna, do crime organizado carioca. Excluem-se aqui ameaças de atentados terroristas, e o vislumbre de um cenário apocalíptico. Se a polícia está tão mal preparada pra lidar com os bandidos de casa, o que dirá dos bandidos de fora?

As possibilidades diante do que o Rio de Janeiro enfrentará até o início dos Jogos Olímpicos faz com que os problemas que o país enfrentava em sua preparação para a Copa pareçam coisa pequena. Antes fossem obras em estádios e infraestrutura aeroportuária os problemas do Rio para os jogos. Enquanto governo e organizadores do Comitê Olímpico procuram construir um cenário de boas expectativas para as Olimpíadas, com um legado de investimentos de turistas, a realidade dos serviços básicos do RJ mostra que, o Brasil pode passar por um dos maiores constrangimentos de sua história.

A Grécia, berço dos jogos olímpicos, e cuja economia descarrilou após os jogos de 2004, tem muito a nos ensinar: altos custos, falta de planejamento e corrupção podem fazer com que a economia brasileira não tenha muitos motivos para comemorar, ao final das competições. Confira abaixo infográfico de O Globo, com um panorama da crise no RJ:

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais