A reforma trabalhista na Câmara


Começa a contar hoje o prazo de cinco sessões para apresentação de emendas ao texto da Reforma Trabalhista. O texto está em discussão em uma comissão especial da Câmara. O governo tentou sem sucesso aprovar requerimento de urgência para levar o projeto direto para o Plenário. Foram 230 votos favoráveis, 163 não e uma abstenção. Eram necessários 257 votos. O presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ), reconheceu o erro por ter encerrado a votação antes de deputados da base votarem. Com a rejeição, o governo terá de aguardar o prazo estabelecido para apresentação de emendas, sugestões dos parlamentares à proposta, que termina na semana que vem. Já está em articulação a votação de um novo requerimento de urgência.

O relator da reforma, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), apresentou seu parecer no dia 12. Ele propõe alterações em cerca de 100 pontos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O objetivo da reforma é permitir que prevaleça os acordos e convenções coletivos firmados entre patrões e empregados sobre o que diz a CLT (negociado sobre o legislado). Outros pontos do parecer do relator são os seguintes:

  1. Possibilidade de divisão das férias em até três etapas. Hoje, o benefício costuma ser dado em um único período, de 30 dias.
  2. Regulamentação do trabalho intermitente, em que o trabalhador será pago somente pelas horas de serviço, e do teletrabalho (“home office“).
  3. Fim da obrigatoriedade do pagamento pelas empresas das horas “in itinere”, ou seja, pelas horas extras em que o trabalhador gasta em transporte fornecido pelo empregador até o local de trabalho.
  4. Fim do pagamento obrigatório da contribuição sindical, que passa a ser optativa.
  5. Terceirização: restringe a possibilidade de empresas demitirem seus funcionários e os recontratem na sequência como terceirizados. A proibição valerá por 18 meses.
  6. Tenta de evitar a judicialização. Para tanto, cria mecanismos que desestimulem que os trabalhadores entrem na Justiça e deem prioridade para a solução negociada do conflito diretamente com a empresa.

Leia aqui a íntegra do parecer do relator Rogério Marinho.

O poder da delação de Palocci

A Folha de São Paulo informa que Antonio Palocci, ex-ministro de Lula e Dilma, estaria negociando um acordo de delação. A notícia vem logo após a informação de que seu assessor e braço-direito, Brani Kontic, também negociaria um acordo.

Eventual delação de Palocci teria impacto extraordinário:

  1. Pode ampliar muito o escopo da Operação Lava-Jato e alcançar empresas que não estão na mira das investigações.
  2. Atingiria diretamente a Lula e reforçaria a possibilidade de sua condenação.
  3. Chegaria ao cerne do PT. As entranhas financeiras do partido, inclusive conexões internacionais, poderão ser expostas como nunca.
  4. A entrada de Palocci no rol de delatores estenderia as investigações para mais um bom par de anos, empurrando o fim da operação para tempos incertos no futuro.
  5. Outro forte risco está nas conexões de Palocci com o mundo financeiro que, até agora, estiveram a salvo da Lava-Jato.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais