A percepção negativa dos partidos políticos


Pesquisa realizada pelo instituto Ibope mostrou que a maioria dos entrevistados possuem uma avaliação negativa em relação aos partidos políticos.

Segundo a sondagem, os brasileiros entendem que o país tem muitas legendas e defendem uma redução no número de siglas. O percentual de pessoas sem identificação partidária atinge quase 50%. Os partidos preferidos (PT e PMDB) atingem pouco mais de 10% de preferência, um índice bastante baixo.

De acordo com o Ibope, para 84% dos entrevistados, o Brasil possui hoje “muitos partidos políticos”. 8% avalia que o país tem “a quantidade adequada de partido”, enquanto 4% diz que há “poucos partidos políticos”.

Quando questionados sobre a quantidade de siglas existentes atualmente no Brasil, 77% não sabe responder. 7% citou “mais de 20 até 30%” e 5% falou em “mais de 10 até 20” partidos.

Em relação aos 35 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 80% diz que o número “é mais negativo”. Para 12%, essa quantidade de legendas com registro no TSE é “mais positiva”.

Segundo o Ibope, 77% dos entrevistados são favoráveis a apresentação de uma proposta no Congresso Nacional para a redução do atual número de partidos políticos. Apenas 18% é contra.

Sobre a identificação com os partidos existentes, chama atenção o elevado percentual que afirma não ter preferência partidária (46%). Os partidos mais citados, PT, PMDB e PSDB aparecem com índices baixos.

O baixo percentual de identidade partidária, captado pelo Ibope, reforça a avaliação sobre a insatisfação da opinião pública com o sistema político tradicional, fato que pode ser visto durante as últimas manifestações, quando a ampla maioria de quem foi a rua protestar, além de não levar bandeiras partidárias, rejeitou políticos, inclusive da oposição, que tentaram associar-se ao movimento.

Nota-se que a atual crise abalou fortemente a imagem do PT. Os petistas, que já foram a legenda preferida de cerca de 30% dos brasileiros, no início do ano 2000, viram o índice cair para 12%.

Interessante observar que esse desgaste na imagem do PT não foi capitalizado por nenhuma outra legenda, que continuam com índices de preferência baixos. O que ocorreu foi o crescimento da não preferência partidária.

Fundamentais para a democracia, a imagem negativa dos partidos políticos abre espaço para o surgimento do sentimento anti-política que vemos brotar com força em parcela expressiva da opinião pública dos grandes centros urbanos.

O sentimento anti-política abre espaço para o aparecimento de candidaturas “out-siders” ou até anti-sistema nas eleições de 2016 e 2018. Não é por acaso que o deputado federal Celso Russomanno (PRB) desponta como favorito na disputa pela prefeitura de São Paulo em outubro.

Quanto aos cotados para a sucessão presidencial de 2018, podemos citar os índices significativos de intenção de voto da ex-senadora Marina Silva (REDE), do também deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) e do juiz Sergio Moro (sem partido), que possuem perfil anti-política tradicional, igualmente como exemplos da anti-política tradicional.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais