A integração regional sob tensão


O agravamento da crise social e política na Venezuela somada ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff a confirmar-se entre agosto e setembro, coloca o processo de integração regional sob tensão. O MERCOSUL, que há anos patina contaminado por aspectos ideológicos, agora se vê paralisado por conta das mudanças políticas processadas na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Venezuela.

A Cúpula do MERCOSUL que deveria ter sido realizada em junho foi transferida para julho, mas pode ficar para agosto. Brasil e Paraguai não querem que a Venezuela assuma o comando do bloco. A Argentina recuou em sua posição contundente contra as violações de toda ordem praticadas em Caracas e o Uruguai quer ver-se livre do fardo, pois presidir o MERCOSUL nestas condições resulta infrutífero.

Se antes vivíamos divididos entre bolivarianos e não bolivarianos, agora lidamos com um impasse onde cada ator dá a sua contribuição para conturbar ainda mais o ambiente. Uma demonstração clara de que se há integração, não há unidade. Possivelmente, nunca houve.

A tensão prejudica sobremaneira todos os países. A região mais desigual do planeta carece de um diálogo profundo e franco, pois as ameaças são comuns. Dá mesma forma que a estabilidade respeitadas às diferenças beneficia o conjunto.

Enquanto no MERCOSUL alimentam-se as divergências, em países como Chile, Colômbia, Peru e México, priorizam-se os negócios, o que faz da Aliança do Pacífico um porto seguro ambicionado por todos. Enquanto a ideologia ainda prevalece no Cone Sul, países como Colômbia e Equador avançam em acordos de livre comércio que beneficiarão suas economias.

A Colômbia, inclusive, dá grande exemplo de fortalecimento de sua democracia ao insistir em um acordo de paz capaz de pôr fim a 50 anos de guerra civil. Nem mesmo o exemplo de Cuba e dos Estados Unidos que caminham a passos largos para uma plena normalização de suas relações, tem sido capaz de distensionar o ambiente político regional.

E o papel do Brasil neste enredo ainda não está claro. José Serra, o chanceler-candidato não enfrenta resistências apenas no Itamaraty onde suas decisões já são contestadas, mas também no Planalto onde o presidente Michel Temer tem outra visão de mundo e, principalmente, no exterior onde não é plenamente reconhecido como ministro legítimo.

Esse diagnóstico faz com que Brasília siga perdendo espaço e protagonismo, algo que na gestão Dilma Rousseff se configurara por outras razões.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais