A integração regional em xeque


Em janeiro, a República Dominicana recebeu a V Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), oportunidade em que ficou muita clara a divisão política e ideológica que põe em xeque a integração regional.

Tenho insistido em que os países latino-americanos e caribenhos enaltecem sobremaneira os processos integracionistas sem, contudo, ocuparem-se da necessária unidade, elemento fundamental para cimentar qualquer projeto.

Daí que essas cúpulas produzem poucos resultados objetivos. Cada presidência pro tempore busca o seu protagonismo, deixar a sua marca, mesmo que isso signifique estancar diálogos já iniciados. Ao acompanhar os bastidores do evento, pude perceber o quanto são grandes as distâncias entre sul-americanos e centro-americanos, e entre eles e o Caribe.

Há imperfeições, desconfianças, rivalidades e tensões que nem mesmo o distanciamento norte-americano é capaz de forçar a resolução dos problemas em benefício do relacionamento comum. A América Latina e o Caribe perdem para si mesmos, e esta ausência de unidade afasta o investidor ou acirra ainda mais os ânimos, ampliando o vácuo existente.

Se a China, por exemplo, decidir investir pesado em determinados países, isso irá criar tensões com outros. E a China tem razões para não investir em todos. Pelo menos 12 desses países preferem manter relações com Taiwan. Uma relação toda ela baseada em recursos econômicos e só. O mesmo pode ocorrer com a União Europeia que pretende herdar qualquer espólio norte-americano que vier da indiferença com que Donald Trump deve tratar a região e a presença dos Estados Unidos nela.

Além disso, os europeus monitoram a situação da Odebrecht que já reinou absoluta na América Latina. A desmontagem dessa engrenagem lapidada com dinheiro sujo da corrupção, poderá representar uma nova chance para as empresas da Europa. O Velho Continente também avalia que as relações com os Estados Unidos serão no mínimo, difíceis.

Por outro lado, a região ganharia substancialmente se fosse capaz de superar seus próprios demônios. Ao atuar de forma conjunta, ganha robustez e força, inclusive nas negociações com os gigantes. No entanto, a tendência é de divisão, de racha.

Neste caso, Argentina, Brasil e México, deveriam chamar para si a responsabilidade e liderar a região. São países com força política e econômica capaz de ditar o ritmo da política exterior regional e os seus rumos. Resta saber se pelo menos esses três conseguem unir-se em torno de um projeto dessa magnitude.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais