A fragmentação da esquerda


A deputada estadual pelo Rio Grande do Sul e ex-deputada federal por dois mandatos consecutivos Manuela D’Ávila (PCdoB) teve seu nome oficializado como pré-candidata ao Palácio do Planalto nas eleições de 2018. Aparentemente, a pré-candidatura deve ser utilizada pelo PCdoB para negociar uma aliança que garanta o melhor espaço possível para os comunistas não apenas na eleição presidencial, mas também nas disputas para governador, senador e deputados.

Ainda que o PCdoB abra mão de candidatura própria, é possível perceber uma pulverização de opções à esquerda, o que não interessa ao PT, que deve lançar o ex-presidente Lula como candidato em 2018, caso ele não fique juridicamente inviabilizado de concorrer.

Além de Lula e Manuela, as forças de esquerda já têm o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e uma possível candidatura do PSOL (que pode ser a do deputado federal Chico Alencar ou a do líder do MTST, Guilherme Boulos, caso ele se filie à sigla) postados como pré-candidatos. A ex-senadora Marina Silva (REDE) também flerta com o eleitorado de esquerda, assim como o PSB, que hoje não conta com um candidato natural ao Planalto.

Essa fragmentação da esquerda é prejudicial ao PT, que pode ficar ainda mais isolado se esses partidos tiverem candidaturas próprias à Presidência. Aliás, não por acaso o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou o lançamento da pré-candidatura de Manuela, afirmando que as forças de esquerda deveriam se unir.

Um dos motivos que leva aliados históricos do PT, como o PCdoB, a cogitar um caminho novo em 2018 é a situação jurídica de Lula. Existe o temor de que uma eventual condenação do ex-presidente traga prejuízos políticos também aos aliados. É pensando nisso que o PCdoB resolveu valorizar seu passe.

Para evitar que essa fragmentação se efetive no próximo ano, PT, PSB, PDT e PCdoB anunciaram a criação de uma frente de centro-esquerda. O primeiro encontro da frente se dará no dia 28 de novembro, em Brasília, e seu objetivo é acertar uma atuação comum. Mas é pouco provável que os partidos que a compõem consigam uma unidade.

Ainda que Lula não saia candidato, a tendência é que o PT tenha candidatura própria. No PDT, Ciro Gomes só deve desistir de concorrer se Lula disputar o Planalto. E mesmo com o ex-presidente no páreo, não devemos descartar totalmente uma candidatura própria do PDT no primeiro turno. Marina Silva também deve concorrer.

A incógnita gira em torno de PSB e PCdoB. O PSB tem sido procurado por Ciro Gomes. Já o PCdoB, embora tenha lançado Manuela, pode acabar fechando uma aliança com PT ou PDT.

Lula no segundo turno ou esquerda fora?

A divisão das esquerdas não deve ter potencial para evitar, por exemplo, a ida de Lula ao segundo turno. Porém, caso o ex-presidente não seja candidato, a pulverização de candidaturas à esquerda tem potencial para dividir esse eleitorado e, no limite, derrotar a esquerda logo no primeiro turno.

Sobre isso, vale recordar que o Datafolha captou em sua última pesquisa a existência do fenômeno “Bolso-Lula”. Ou seja, na ausência de Lula, uma parcela de seu eleitorado migra hoje para o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Assim, sem Lula no páreo, com a esquerda fracionada e com o PSDB compondo uma aliança de centro, um segundo turno entre uma opção de centro-direita e outra de direita deve ser considerado.

Ouça o Podcast do Estadão sobre o cenário eleitoral fragmentado e a viabilidade de candidaturas de outsiders:

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais