A estratégia do PSDB


A prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) leva a crise política para um novo estágio, com implicações as estratégias da oposição. O PSDB, que chegou a flertar mais fortemente com a tese do impeachment da presidente Dilma Rousseff, mas depois recuou, deve utilizar a mudança na conjuntura para explorar ainda mais o desgaste do PT.

No curto prazo, a não ser que apareçam fatos novos mais comprometedores, o PSDB não deve retomar a tese do impeachment. A tendência é que os tucanos utilizem a prisão do pecuarista José Carlos Bumlai e do senador Delcídio do Amaral para relacionar o governo Dilma, o ex-presidente Lula e o PT com o escândalo da Petrobras.

A posição do PSDB será continuar desgastando a imagem do governo e dos petistas para arrastar a crise política pelo maior tempo possível, a fim de lucrar politicamente com isso.

O foco imediato dos tucanos são as eleições municipais de 2016. Além de ampliar o número de conquistas de prefeituras, sobretudo nos grandes centros urbanos, o partido tentará impor uma grande derrota ao PT, talvez a maior de sua história.

Ao torcer pelo alongamento da crise política atual, o PSDB almeja inviabilizar o governo e qualquer chance de recuperação política do PT.

No entanto, o desafio dos tucanos continua sendo a construção de sua agenda. Embora a conjuntura favoreça a exploração do desgaste político do PT, o PSDB ainda não conseguiu fechar um discurso capaz de convencer o eleitorado de que é uma alternativa de poder natural aos petistas.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais