A dura tarefa de aumentar impostos


No corte de R$ 42 bilhões no Orçamento anunciado pela equipe econômica na quinta-feira passada (30), o aumento de tributos ficou restrito ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para cooperativas de crédito.

Embora o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, reconheça que a intenção do governo é evitar o aumento de impostos, isso poderá ocorrer se a previsão de receitas não garantir a meta fiscal de déficit de R$ 139 bilhões.

Assim, sob o ponto de vista da equipe econômica, o aumento de impostos seria uma medida amarga, mas necessária para evitar que a situação fiscal se agrave. Porém, politicamente, essa decisão pode trazer prejuízos, sobretudo para a popularidade do governo Michel Temer, que já é baixa.

Segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada na última sexta-feira (31), a área de impostos é a mais mal avaliada do governo (conta com 85% de desaprovação). De acordo com a sondagem, apenas 11% dos entrevistados aprovam a atuação do governo nesse tema.

Ou seja, o aumento de tributos precisará ser muito bem analisado pelo governo antes de adotado. Além da histórica oposição do setor empresarial ao tema, há o risco de Temer perder ainda mais pontos junto à opinião pública.

Outras reformas

O governo até o momento vem conseguindo uma série de vitórias no Congresso Nacional. Conseguiu aprovar a PEC do teto dos gastos e a Lei da Terceirização. No entanto, quanto mais se aproximam as reformas trabalhista e da previdência mais tensas ficam as negociações.

Segundo levantamento do jornal O Estado de São Paulo, mesmo com as regras mais brandas, se a votação fosse hoje a reforma da previdência não passaria. O Jornal ouviu 436 deputados, 85% da Câmara. Além dos 251 parlamentares contrários à proposta, 95 disseram que são favoráveis ao texto, ainda que com alguma ressalva; 35 estão indecisos; 54 não quiseram responder; e 1 se absteve. 77 deputados não foram encontrados.

O Estadão divulgou o Placar da Previdência para acompanhar dia a dia a evolução da proposta na Câmara.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais