A chave da governabilidade


Desde que conduziu a saída do PMDB do governo, o vice-presidente Michel Temer passou a ser alvo de críticas na mídia e até de companheiros da cúpula do partido. Parte da bancada do Senado reclama que ele só conversou com o alto clero antes do rompimento.

Também as manifestações da última quinta-feira, 31, em apoio ao governo, o elegeram como novo alvo. O ex-presidente Lula acusou o impeachment de ser um golpe e disse que Temer, como especialista na matéria, sabia disso. O vice respondeu que, justamente por ser especialista em direito constitucional, tem certeza de que não há um golpe em curso.

Outra vertente de ataque é dizer que “eleger” vice é colocar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), como segundo na linha sucessória. Ou seja, se o impeachment for aprovado, com Temer sentado no gabinete do terceiro andar do Palácio do Planalto, quando ele tiver que viajar, Cunha será o presidente da República! Com a imagem desgastada, Cunha ajuda e atrapalha o andamento do impeachment.

Na mesma quinta-feira, vazou uma gravação na qual o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Barroso faz restrições ao PMDB como “alternativa de poder”. Fora isso, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deu declarações públicas afirmando que o rompimento do PMDB com o governo não foi um bom movimento.

A pior notícia veio na noite de sexta-feira, 1º. Em uma minuta divulgada por engano pela assessoria de imprensa do STF no início da noite, o ministro Marco Aurélio Mello determinou que Eduardo Cunha aceite o pedido de impeachment contra o vice-presidente Michel Temer. O ministro disse que seu parecer está em elaboração e uma decisão somente seria tomada nessa segunda-feira, 4.

Mello deverá determinar que seja instaurada uma nova comissão especial na Câmara para analisar o pedido de impeachment de Temer elaborado pelo advogado Mariel Marley Marra. No entanto, a decisão final deverá caber ao Supremo, e a tendência é de que a Corte reconheça a competência do presidente da Câmara de instaurar ou não o processo. Entretanto, a iniciativa de Mello assustou o PMDB oposicionista.

Em editorial publicado na capa da edição de domingo, sob o título “Nem Dilma, nem Temer”, o jornal “Folha de S.Paulo” diz que a presidente Dilma Rousseff perdeu as condições de governar o país e Temer não tem apoio da sociedade. O posicionamento da “Folha”, que é endossado por muitos, expressa uma tendência que poderá tornar-se crescente.

A ofensiva contra o político paulista tem um endereço certo: a possibilidade de que o impeachment seja aprovado na Câmara e, preliminarmente, no Senado, levando a que ele assuma a Presidência. Lula e a presidente Dilma sabem que a aprovação do processo de impeachment na Câmara decreta o fim da aventura petista no poder. Como Michel Temer tem a real condição de agregar votos suficientes em favor do impeachment, a ofensiva continuará forte e virá de todos os lados.

Em meio à confusão reinante, temos um fato para o qual poucos estão atentos: caso a presidente sobreviva, será difícil para o seu governo restabelecer sua governabilidade sem o apoio direto de Temer. Ao mesmo tempo em que é vilão para governistas, o presidente do PMDB também pode ser o viabilizador de uma nova maioria para Dilma. Todos em Brasília sabem que sobreviver ao impeachment não significa a recuperação automática das condições de governabilidade.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais