A agenda de Temer: economia e reformas


As peças publicitárias do PMDB que estão sendo veiculadas nos meios de comunicação desde a última quinta-feira (16) sinalizam que o partido tentará transformar a melhora nos indicadores da economia em um dos pilares da agenda do presidente Michel Temer.

As inserções do PMDB enfatizam que a “trama contra Temer foi desmontada. A verdade venceu”, numa referência às investigações sobre corrupção comandadas pela Procuradoria-Geral da República que envolviam o presidente e outros políticos do partido.

O tema central dos comerciais é o foco dado à retomada do caminho do crescimento. O partido deu ênfase à queda da inflação e dos juros, ao aumento da geração de empregos e à elevação do poder de compra. A mensagem ficou à cargo de Eunício Oliveira, presidente do Senado e Romero Jucá, líder do governo na casa.

Também foi lembrado que o atual governo “tirou o Brasil do vermelho”, numa referência à herança negativa deixada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT), sobretudo na economia. Como forma de ilustrar a tese, foi feita uma comparação entre os indicadores econômicos do último um ano e meio, período que coincide com o impeachment de Dilma, e a chegada de Temer ao comando do país.

Propondo uma mensagem de futuro, as peças publicitárias do PMDB ressaltam que é o momento de “seguir em frente” e que “agora é avançar”.

Aliado à questão da economia, o tema das reformas é outro pilar do governo Michel Temer no que diz respeito a essa agenda. Além da Reforma Trabalhista, em vigor desde a semana passada, o Palácio do Planalto aposta suas últimas fichas na Reforma da Previdência.

Caso obtenha sucesso, Temer conseguirá chegar ao fim de seu mandato cumprindo duas importantes metas: colocar o país nos trilhos e avançar nas chamadas reformas modernizantes.

Perspectivas futuras

Como a percepção da melhora dos indicadores econômicos ainda não é totalmente percebida pela população e as reformas, num primeiro momento, parecem impopulares, a tendência é que a popularidade do presidente continue baixa. Temer, porém, está avançando na construção de uma agenda que poderá viabilizar duas questões importantes:

  • a construção de um candidato para a sua sucessão (seja o próprio presidente concorrendo à reeleição ou então a escolha do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles);
  • a criação de um legado que será percebido de médio a longo prazo pela opinião pública.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais