Projeto pode permitir migração de ferrovias para autorização

Vale/Divulgação

O Projeto de Lei nº 261/18, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que permite o regime de autorização para a implantação de ferrovias, vai possibilitar que as atuais malhas concedidas possam migrar para a nova modalidade. Para o relator do projeto na Comissão de Infraestrutura do Senado, Jean-Paul Prates (PT-RN), poderão ser viabilizadas ferrovias greenfield de grande porte e de short lines (ferrovias regionais de curta extensão). Podem também ser finalizadas ferrovias bronwfield, previstas no atual modelo de concessão.

Na categoria brownfield se enquadra a maior parte da atual malha ferroviária do país, composta de trechos concedidos a partir da extinção da Rede Ferroviária Federal, nos anos 1990.

Tais trechos estão subutilizados ou abandonados e as concessionárias hoje não se interessam por eles.Para técnicos do Ministério da Infraestrutura e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),o sistema de autorização seria mais aplicável às short lines, conforme é adotado nos Estados Unidos.

O substitutivo de Prates pretende viabilizar que um empreendedor que se interesse em transportar uma carga por um ramal já autorizado e construído possa entrar no empreendimento. Bastaria que as partes concordassem com os preços do transporte dessa carga e dos materiais necessários para transportá-la. “É só ele chegar para o governo e pedir a autorização”, disse o senador.

O substitutivo pretende ainda que o operador utilize comercialmente as áreas lindeiras (vizinhas) à ferrovia no caso de concessão ou autorização de transporte de passageiro. Essa modalidade é pouco rentável e a ideia é que o investidor obtenha uma receita marginal nessas localidades que ajude na manutenção da ferrovia.

“Pátios ou projetos comerciais, hotelaria, restaurante, armazém. Porque dali ele tira receita para subsidiar o trilho e o trem. Do contrário, o negócio, em si, não compensa”, disse. As mudanças promovidas pelo relator têm provocado críticas ao texto por parte do governo e do mercado. O ministério tem solicitado alterações.

Um dos pontos ainda obscuros envolve a relação entre concessionário e autorizatário, no caso de uma ferrovia autorizada tirar a carga da malha anteriormente concedida a ela e o concessionário começar a ter prejuízo.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais