OIT e MPT criam documentário sobre pessoas resgatadas de trabalho escravo no Brasil

Foto: Divulgação/ONU

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), irão lançar nesta quinta-feira (28), o documentário “Precisão”, obra em resultado da parceria com o governo do Maranhão, que narra a história de pessoas em condições análogas ao trabalho escravo no Brasil e que foram resgatadas. 

O nome do documentário, “Precisão”, é a forma que o maranhense utiliza para caracterizar a necessidade extrema da luta pela sobrevivência. O contexto de vulnerabilidade socioeconômica é o fator que leva brasileiras e brasileiros a se submeterem à essas condições de trabalho. 

O Artigo 149 do Código Penal considera trabalho análogo à escravidão ““reduzir alguém à condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto”.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais