Ministério da Saúde realizou 6,7% dos 46 milhões de testes de Covid-19

De acordo com o Boletim Epidemiológico do último sábado (4), o Ministério da Saúde utilizou somente 6,7% dos 46 milhões de testes prometidos para detectar Covid-19, o que colabora com a alta subnotificação dos casos no país.

Até sábado, a pasta tinha aplicado 3,1 milhões de testes, sendo 1,7 milhão de RT-PCR (molecular, pelo nariz) e outros 1,4 milhão de testes rápidos (sorológicos). Ou seja, no máximo 1,4% da população brasileira foi testada pelo coronavírus. Por outro lado, o objetivo era testar 25% dos 210 milhões de brasileiros. Com isso, o Brasil realiza 13,7 testes a cada 1 mil habitantes. Portugal realiza 124 testes por mil habitantes e os Estados Unidos, 109 testes por mil habitantes.

O consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Leonardo Weissemann, acredita que há falha na política pública de testagem, que tem sido pouco transparente sobre as ações tomadas e que, por isso, a proporção dos testes realizados não indica a realidade. Para o especialista, os casos da doença no país são bem mais do que os divulgados.

 

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais