Descumprir regras de isolamento ou quarentena pode levar à prisão

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os ministros da Justiça, Sergio Moro e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, publicaram uma portaria interministerial nesta terça-feira (17) para combater a propagação da pandemia de coronavírus, na qual fica autorizado o uso da força policial em casos de indivíduos que descumprirem recomendações de isolamento ou quarentena.

A portaria está de acordo com a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre a compulsoriedade de medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública. Além disso, é princípio da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, atuar com eficiência na prevenção e redução de riscos em situações de emergência que podem afetar a vida da população.

O descumprimento das medidas pode acarretar em responsabilização civil, administrativa e penal dos infratores e implica em dois artigos do Decreto-Lei 2.848, que são:

    1. Art. 268 – Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa;
    2. Art. 330 – Desobedecer a ordem legal de funcionário público. Pena – detenção, de quinze dias a seis meses, e multa

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais