Café pode reduzir riscos de câncer no fígado

Igor Medeiros/4toques comunicação

Pesquisadores do Laboratório de Carcinogênese Química e Experimental (LCQE), do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu estão conduzindo estudos em torno dos componentes do café que podem beneficiar a saúde das pessoas.

O Prof. Luis Fernando Barbisan e sua equipe vêm efetuando pesquisas nos últimos anos, que relacionam os efeitos do consumo da cafeína na redução de fibrose hepática e no desenvolvimento de lesões hepáticas pré-cancerígenas e cancerígenas. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, essas doenças atingem aproximadamente 4.3 milhões de pessoas todos os anos e causam cerca de 3 milhões de mortes. 

Os resultados dos estudos demonstram que 3 substâncias específicas do café (a cafeína, trigonelina e ácido clorogênico) podem reduzir as fibroses e as chances de câncer no fígado. Os testes foram feitos em camundongos e obtiveram redução de 43% das lesões no fígado dos modelos.

Postagens relacionadas

Concessões e PPPs serão prioridade no novo PAC, diz ministro

Grupo de Trabalho vai avaliar regras de publicidade em plataformas de mídias digitais

Mudanças no marco do saneamento, em estudo, vão favorecer empresas estatais dos estados

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais