Início » TSE vota regra para inteligência artificial nas eleições

TSE vota regra para inteligência artificial nas eleições

A votação terá destaque para a resolução sobre propaganda eleitoral, que deve disciplinar o uso de inteligência artificial

A+A-
Reset
DestaquePolítica

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou reunião nesta terça-feira (27) para votação das regras na eleição municipal de outubro. A votação terá destaque para a resolução sobre propaganda eleitoral, que deve disciplinar o uso de tecnologias de inteligência artificial (IA) nas campanhas.

inteligência artificial

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia mais! Regras para combater o garimpo ilegal estão na pauta da Câmara

Além disso, a norma traz vedações ao uso de qualquer – conteúdo fabricado e manipulado – com fatos não verdadeiros, ou gravemente descontextualizados, que possam causar danos ao equilíbrio da eleição.

O documento prevê ainda que os provedores de aplicações na internet são responsáveis pela implantação de medidas que impeçam a publicação de conteúdo irregular, que atinja a integridade do pleito.

Os demais ministros estudaram as resoluções sobre as eleições durante o fim de semana. Eles também podem sugerir mudanças. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, defendeu punições para o uso de material manipulado por IA.

Leia mais! Carga tributária elevada têm sido desafio para pequenas indústrias

Os ministros do TSE devem votar, nesta terça, além da resolução sobre propaganda eleitoral, também as regras relativas ao Fundo Eleitoral. Bem como, as pesquisas eleitorais, auditorias e fiscalizações do pleito e a prestação de contas, entre outros temas.

Inteligência artificial

A IA é uma tecnologia programada para simular a inteligência humana. Além disso, permite que a tecnologia tenha algum nível de autonomia para tomar decisões, resolver problemas lógicos. bem como, imitar a forma como os humanos percebem e reagem ao mundo.

Atualmente, a tecnologia já não é mais algo distante e faz parte do dia a dia de todo ser humano. Podendo estar presente em algoritmos de redes sociais, em assistentes de voz como Siri e Alexa e até mesmo no reconhecimento facial do aparelho celular. Além disso, as IAs vêm conquistando cada vez mais o interesse do público, principalmente devido a facilidade do uso.

Eleições Municipaisinteligência artificialpolíticaTSE

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais