Donald Trump venceu, com mais de 51% dos votos, as primeiras prévias para a disputa da presidência dos Estado Unidos da América (EUA), entre os republicanos. O ex-presidente dos EUA derrotou, nessa segunda-feira (15), os oponentes na votação chamada caucus, em Iowa. A próxima prévia ocorrerá no dia 23 de janeiro, no estado de New Hampshire.
Na ocasião, ele comemorou e disse que os republicanos, os democratas, os conservadores e os liberais se unirão. – Isso vai acontecer em breve – completou, Trump. Além disso, com a derrota, o candidato Vivek Ramaswamy desistiu da disputa e anunciou apoio à Donald Trump.
Leia mais! EUA deixarão de cobrar 103,4% de taxas de exportações do aço brasileiro
Essa foi a maior diferença histórica no primeiro concurso para nomeação presidencial republicana. Portanto, solidifica uma vitória antecipada em retornar à Casa Branca. Ainda, esse resultado mostra a capacidade de resiliência de Trump diante dos processos criminais em andamento, que ainda podem alterar o novo duelo com Joe Biden, atual presidente dos EUA. As eleições nos Estados Unidos ocorrerão em novembro de 2024.
Tradição nos EUA
A corrida eleitoral em Iowa é tradicional nos EUA. A partir dela, é possível mensurar as tendências eleitorais no país. Além disso, a caucus tem finalidade decisória em quem representará o seu partido nas eleições oficiais dos Estados Unidos.
Leia mais! Suprema Corte dos EUA discute a taxação de bilionários
Confira o resultado da caucus com mais de 99% dos votos apurados:
- Donald Trump: 51,0% — 20 delegados
- Ron DeSantis: 21,2% — 8 delegados
- Nikki Haley: 19,1% — 7 delegados
- Vivek Ramaswamy: 7,7% — 3 delegados
- Outros: 1,0