Início » STJ vai analisar a liberdade do ex-presidente Michel Temer

STJ vai analisar a liberdade do ex-presidente Michel Temer

A+A-
Reset

A mesma turma do Superior Tribunal de Justiça que vai analisar, nesta terça-feira (14/5) a liberdade do ex-presidente Michel Temer negou, em 2017, a liberdade de uma mulher de Matão (SP), condenada a três anos de prisão em regime fechado por furtar bandejas de frango e ovos de Páscoa de um supermercado da cidade.

No HC 509.030, de Temer, a relatoria é do ministro Antonio Saldanha, da 6ª Turma do STJ. Saldanha defende que há medidas mais eficazes que a prisão por longos períodos para evitar crimes de colarinho branco. Saldanha, que optou por levar o HC para apreciação do colegiado, integra o STJ desde abril de 2016, participando da 6ª Turma e da 3ª Seção do tribunal.

Segundo o ministro, existem mecanismos para evitar que haja a prática de delitos sem precisar, necessariamente, manter encarcerado a longo prazo. Além de Saldanha compõem a 6ª Turma do STJ os ministros Laurita Vaz, Sebastião Reis Junior, Rogerio Schietti Cruz e Nefi Cordeiro.

Em entrevistas, o ministro Saldanha criticou o que chamou de “messianismo punitivista”. “Cabe ao Judiciário impor parâmetro da legalidade contra messianismo punitivista. Daqui a pouco as pessoas estão sendo apedrejadas na rua. Toda cruzada messiânica ao longo da história deixou um rastro de sangue de inocentes”, disse.

Entenda o Caso
No dia 21 de março, o juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Criminal Federal do Rio, decretou a prisão preventiva de Temer e de outros investigados, inclusive o coronel reformado João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, antigo aliado do ex-presidente. Quatro dias depois, o desembargador Ivan Athié, do TRF-2, mandou soltar todos os investigados.
Na última quarta-feira (8), o Tribunal, por dois votos a um, revogou a liminar e acolheu recurso do Ministério Público Federal, decretando nova prisão de Temer.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais