Início » STF retomará julgamento do novo Marco Temporal nesta quarta (20)

STF retomará julgamento do novo Marco Temporal nesta quarta (20)

A+A-
Reset

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento do novo Marco Temporal no dia 20 de setembro. Os ministros fazem a deliberação a partir da tese de que os indígenas teriam direito à demarcação de terras. Isso porque eles ocupavam essas terras no dia da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

O placar está 4 X 2 contra o marco temporal. Os ministros Edson Fachin, relator do caso, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Luís Roberto Barroso votaram contra o marco temporal. Já os ministros André Mendonça e Nunes Marques votaram a favor. O cenário mais provável é que o STF decida contra o marco.

Marco temporal no Congresso

Nesta quarta-feira (20), o relator do marco temporal, senador Marcos Rogério (PL-RO), quer garantir a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no mesmo dia em que o STF retomará as discussões sobre o assunto. Marcos Rogério tem o desejo manter o texto original que veio da Câmara para evitar que ele volte a ser analisado pelos deputados.

Já Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, pede que haja um equilíbrio quanto ao texto original e tem feito movimento para que haja mudanças.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais