Início » STF prorroga prazo de conciliação entre União e Eletrobras por mais 45 dias

STF prorroga prazo de conciliação entre União e Eletrobras por mais 45 dias

Ministro Nunes Marques atende a pedidos da AGU e da Eletrobras; discussão envolve participação do governo no Conselho de Administração

A+A-
Reset

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu estender por mais 45 dias o prazo para a conciliação entre a União e a Eletrobras. A conciliação discute a participação do governo federal no Conselho de Administração da empresa após a privatização.

Eletrobras

Ministro Nunes Marques concedeu o pedido solicitado pela Eletrobras – Foto: Nelson Jr./STF

Marques atendeu a pedidos recentes da AGU e da Eletrobras, prorrogando o prazo de conciliação pela segunda vez. Inicialmente, em dezembro, o caso foi encaminhado à Câmara de Mediação e Conciliação da Administração Federal (CCAF) com um prazo de 90 dias. Dessa forma, ele estendeu o prazo em abril por mais 90 dias.

Assim, na concessão da nova prorrogação, o ministro destacou “a complexidade da controvérsia, cujo desfecho impactará significativamente a ordem econômico-social”. Ele também ressaltou a necessidade de garantir um resultado satisfatório nas tratativas de conciliação.

O caso gira em torno da constitucionalidade de parte da Lei 14.182/2021, que autorizou a privatização da Eletrobras. A AGU contestou no STF a restrição da lei que limita a 10% o poder de voto a qualquer acionista no Conselho da empresa. O órgão argumentou que a regra é inconstitucional e desincentiva o investimento privado na Eletrobras, afetando a União como principal acionista.

Sendo assim, a União e a Eletrobras informaram ao STF que as negociações estão em fase conclusiva. As discussões incluem a ampliação das cadeiras da União no Conselho de Administração e o adiamento de recursos para a Conta de Desenvolvimento Energético. Outra proposta em análise é a venda da participação da empresa na Eletronuclear.

Por fim, em um comunicado ao mercado em 31 de julho, a Eletrobras informou que o acordo final com a AGU será submetido aos conselhos da companhia.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais