Senado firma acordo para cooperação em língua portuguesa

Na terça-feira (16), às 15h, será formalizado um acordo de cooperação técnica entre a Câmara Municipal de Coimbra (Portugal), a Associação Portugal Brasil 200 Anos e o Senado, com a assinatura prevista para ocorrer na Presidência do Senado. Este acordo visa dar continuidade aos projetos da Casa da Cidadania da Língua, inaugurada em 2023, em Coimbra, sob a liderança do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Foto: Pedro França/Agência Senado

A Casa da Cidadania da Língua representa o reconhecimento da importância da língua como um elemento essencial da identidade e da inclusão social. A sua criação resultou de um diálogo iniciado em decorrência de um acordo de cooperação celebrado pelo bicentenário da Independência do Brasil. Agora, o novo acordo busca ampliar e fortalecer as iniciativas da Casa, concentrando-se no seu potencial para promover a cidadania linguística.

Entre os objetivos do acordo estão a cooperação técnico-científica e cultural e o intercâmbio de conhecimentos. Além disso, a promoção de publicações e atividades literárias, acadêmicas, culturais e científicas. Destaca-se o compromisso em valorizar e difundir a língua portuguesa como um instrumento de integração e expressão cultural. Portanto, fortalecendo as relações entre Brasil, Portugal e os demais países lusófonos.

Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Senado

O acordo estabelece diversas metas a serem alcançadas ao longo de 20 meses, incluindo a realização de eventos culturais anuais, programas acadêmicos, publicações literárias e acadêmicas. Além disso, conferências internacionais e o desenvolvimento de plataformas tecnológicas para promoção da língua portuguesa. Ainda, programas específicos para apoiar escritoras lusófonas e promover a igualdade de gênero no campo literário e cultural.

Postagens relacionadas

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Comércio varejista registra queda de 1% em junho

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais