Relatório da CPMI do 8 de janeiro deve ser apresentado na terça

Senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro está próxima de ter seus trabalhos encerrados. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora do colegiado, deve apresentar o seu parecer em sessão marcada para a próxima terça-feira (17). A expectativa de votação é para o dia seguinte, quarta-feira (18). Contudo, há expectativa de apresentação de votos em separados pela oposição.

As atividades serão encerradas sem a apreciação de mais de 1.300 requerimentos de quebras de sigilo e compartilhamento de provas com o colegiado. Também deixará de ouvir outros 27 depoimentos convocados pelos parlamentares, entre eles o do ex-ministro da Defesa Braga Netto e o ex-major do Exército Ailton Barros.

Leia mais! CPMI mantém deputado investigado por participar de atos golpistas

Um dos votos em separado foi apresentado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF). O parlamentar protocolou na última sexta-feira (13) um relatório alternativo em que pede o indiciamento do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias e ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Instalada em maio, a CPMI do 8 de Janeiro ouviu vinte convocados, entre eles, os ex-ministros do GSI general Augusto Heleno e general Gonçalves Dias, além do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres. A comissão foi instalada por uma iniciativa da oposição para investigar a suposta omissão do governo federal em relação aos ataques às sedes dos Três Poderes em janeiro deste ano.

Postagens relacionadas

Saiba quem pode adquirir porte de arma no país

Eleições 2024: quem são os congressistas que querem as prefeituras do RS?

Crise entre Poderes: o que fazem o Executivo, o Legistlativo e o Judiciário

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais