Início » Reforma tributária: Senado luta para superar impasses e aprovar o texto

Reforma tributária: Senado luta para superar impasses e aprovar o texto

A+A-
Reset

Os senadores estão enfrentando desafios no primeiro mês de discussões sobre a Reforma Tributária na Casa. Governos estaduais e representantes do setor econômico pressionam por alterações no texto, especialmente em relação à criação do Conselho Federativo, visto por governadores como uma ameaça à autonomia dos estados.

No entanto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já descartou a possibilidade de uma promulgação “fatiada” da reforma, ou seja, dividir os pontos de discordância em uma nova PEC, que começaria a tramitar do zero.

Os senadores ainda devem ouvir representantes do setor de serviços, do agronegócio, do cooperativismo e dos estados e municípios neste mês, todos os quais também demonstram resistência em aceitar o texto atual. As audiências públicas ocorrerão no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

A previsão é que a PEC seja votada no plenário da Casa em outubro. Se Pacheco e Eduardo Braga (MDB-PA), relator da matéria, permanecerem firmes diante das pressões dos setores contrários, o texto deve ser aprovado sem alterações. Contudo, se houver ajustes, o texto retorna para nova análise na Câmara dos Deputados.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais