PT deve declarar apoio a Baleia Rossi ainda hoje, dizem deputados petistas

Dep. Baleia Rossi (MDB - SP) concede entrevista coletiva. Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

O PT deve decidir nesta segunda-feira (4) se apoia ou não a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara dos Deputados. A bancada do partido tem uma reunião sobre o tema marcada para as 15h. Deputados ouvidos pela Arko Advice disseram que é muito provável que saia uma decisão hoje e que ela seja a favor da composição com o emedebista.

De acordo com o líder do PT na Câmara, deputado Ênio Verri (PR), a maior parte da bancada já definiu a própria opinião, por isso o posicionamento da sigla deve vir logo.

“Ainda não há decisão formal, mas, estatisticamente falando, a propensão do partido é apoiar Baleia Rossi. Temos feito muitas reuniões para construir um consenso. Entretanto, chegamos em ponto do debate em que não há mais como avançar pelo consenso: há quem queira uma candidatura própria e quem queira apoiar o Baleia desde já. Por isso, caminhamos para uma votação”, disse.

À Arko, o deputado Zé Neto (PT-BA), explicou o pensamento dominante no partido:

“Nós não estamos escolhendo o ideal para o PT, estamos escolhendo o que, de forma pragmática, oxigena o processo democrático no Congresso”, explicou.

Composição da Mesa

No final do mês passado, as lideranças da oposição na Câmara já haviam se reuniram com o próprio Baleia Rossi e apresentaram uma carta com demandas do grupo.

De acordo com os petistas, Baleia Rossi concordou em respeitar a proporcionalidade entre os partidos que o apoiarem na construção da Mesa Diretora. Assim, como o PT tem a maior bancada, terá o direito de escolher primeiro qual cargo quer ocupar – o partido discute se vai pedir a primeira vice-presidência ou a primeira secretaria da mesa.

Além de ter a maior bancada da Câmara, o PT ainda tem o poder de influenciar outros partidos de esquerda, como o PCdoB e o PSB, que buscam atuar de forma unificada na decisão.

 

Postagens relacionadas

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Polícia retoma controle do campus da Universidade Columbia

Agentes da Abin protestam contra o atual diretor-geral

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais