PSDB define hoje modelo a ser adotado nas prévias do partido

Foto: Rodger Timm

O diretório nacional do PSDB se reúne nesta terça-feira (8) para decidir como serão feitas as prévias para escolher qual será o candidato da sigla lançado à presidência da República.

Diferente do que queria o governador de São Paulo, João Doria, a comissão que trata do assunto dentro do partido propôs um sistema em que os filiados são divididos em quatro grupos, sendo que cada grupo tem peso de 25% na escolha do candidato. Dentro do grupo que inclui deputados federais, senadores e governadores, tem maior peso o voto dos estados com o maior número de representantes eleitos.

Doria demandava que o voto de todos os filiados tivesse o mesmo peso, o que acabaria por dar maior influência aos votantes do estado de São Paulo, que tem o maior número de filiados. A proposta chegou a ser apresentada dentro da comissão mas foi rejeitada. Por outro lado, o modelo sugerido pela comissão favorece o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Vale destacar que, apesar do trabalho da comissão, o diretório nacional do PSDB pode optar por não adotar o sistema sugerido.

Postagens relacionadas

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Tarcísio deixa viagem após acidente aéreo em Vinhedo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais