Projeto torna crime uso de fotos e vídeos de Inteligência Artificial

Foto: Freepik

Projeto de lei qualifica como crime a manipulação de fotos e vídeos com o uso de sistema de Inteligência Artificial (IA) por quem queira promover violência contra a mulher. A proposta tramita na Câmara dos Deputados e estabelece pena de reclusão de um a dois anos e multa.

A comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição e Justiça e de Cidadania ainda vão analisar o projeto. Em seguida, será votado pelo Plenário.

Leia mais! TEMAS DE FEVEREIRO – ANÁLISE

– A rápida evolução tecnológica possibilita a criação e disseminação de conteúdos falsos e prejudiciais, exacerbando a vulnerabilidade das mulheres e agravando o impacto emocional, psicológico e social das vítimas – afirmou o deputado Fred Linhares (Republicanos-DF), autor do projeto.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Inteligência artificial

A IA é uma tecnologia programada para simular a inteligência humana. Além disso, permite que a tecnologia tenha algum nível de autonomia para tomar decisões, resolver problemas lógicos. bem como, imitar a forma como os humanos percebem e reagem ao mundo.

Leia mais! GOVERNO LISTA PROJETOS PRIORITÁRIOS PARA ESTIMULAR A ECONOMIA. CONFIRA

Atualmente, a tecnologia já não é mais algo distante e faz parte do dia a dia de todo ser humano. Podendo estar presente em algoritmos de redes sociais, em assistentes de voz como Siri e Alexa e até mesmo no reconhecimento facial do aparelho celular. Além disso, as IAs vêm conquistando cada vez mais o interesse do público, principalmente devido a facilidade do uso.

 

 

Postagens relacionadas

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias atingidas pelas chuvas no RS

Atividade econômica aumenta 1,08% no primeiro trimestre, mostra BC

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais