Início » Projeto que facilita regularização de terras na Amazônia vai à sanção

Projeto que facilita regularização de terras na Amazônia vai à sanção

A+A-
Reset
DestaquePolítica

Os senadores aprovaram o projeto de lei que facilita regularização de antigas ocupações em terras na Amazônia. Com a votação simbólica no Plenário, o PL 2.757/2022 segue para sanção presidencial.

O texto acaba com as condições resolutivas, que autorizavam o fim do contrato se as exigências não fossem cumpridas pelo beneficiário. A extinção das condições resolutivas, no entanto, não afasta a responsabilização do beneficiário por eventuais infrações ambientais, trabalhistas e tributárias.

terras na Amazônia

Marcelo Castro argumenta que proposta beneficia pequenos e médios produtores Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O autor do projeto, senador Confúcio Moura (MDB-RO), afirmou que a medida deve resolver 80% das demandas recebidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Leia também! Tensão entre poderes cresce após Senado aprovar PEC que limita STF

“É um projeto prático, bom, eficiente, de resultado rápido, e vai atender a milhares de produtores rurais ainda pendentes de regularização fundiária. O projeto não é de esquerda nem de direita, ele é necessário e eficiente, é um projeto bom que vai atender a todos os estados”, ressaltou.

O relator do projeto, senador Marcelo Castro (MDB-PI), destacou que medida enfrenta um problema antigo de terras na Amazônia, desde 1960.

Leia também! Comissão do Senado aprova ingresso da Bolívia ao Mercosul

“É um projeto que vem atender ao pequeno e médio produtor rural que receberam títulos do governo federal e do Incra e que estão em situação irregular e, agora, estamos dando oportunidade de regularizar. Por isso é que nós somos de parecer favorável à aprovação da matéria”, afirmou Marcelo Castro ao ler o relatório em Plenário.

Amazôniademarcação de terrassanção presidencial

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais