Projeto prevê que CMN discipline condições de empréstimos para indústria e comércio

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1987/20, que regula a concessão de empréstimos para os setores industrial e comercial, estabelece que as taxas de juros, prazos e outras condições de financiamento serão disciplinadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação (CFT) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Ainda, no PL consta que o CMN deve respeitar os princípios da livre iniciativa e a solidez do sistema financeiro nacional, inclusive para recursos dos fundos constitucionais de financiamento (FNE, FNO e FCO). O texto aprovado é o substitutivo do deputado Luiz Gastão (PSD-CE) ao Projeto de Lei 1987/20, do ex-deputado Fábio Ramalho (MG). A proposta original estende os juros e prazos do crédito agrícola, o mais barato entre todos, aos setores industrial e comercial.

O relator optou por mudar a redação para evitar distorções na economia. “O estabelecimento de taxas de juros e condições de crédito diferenciadas para setores específicos, em geral, tem como efeito a redução da potência da política monetária”, explicou Gastão.

Postagens relacionadas

Nesta semana, STF deve julgar regras sobre investigação de acidentes aéreos

Morre Delfim Netto, aos 96 anos; ex-ministro foi um dos signatários do AI-5

Tarcísio deixa viagem após acidente aéreo em Vinhedo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais