Início » Projeto para restringir contribuição sindical avança no Senado

Projeto para restringir contribuição sindical avança no Senado

A+A-
Reset

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, por votação simbólica, nesta terça-feira (3), o projeto de lei que determina regras para a cobrança da contribuição sindical (PL 2099/2023). A matéria vai à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) para decisão terminativa e, se aprovada, segue para a Câmara dos Deputados. 

O relator do projeto, Rogério Marinho (PL-RN), disse que o texto é compatível com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de constitucionalidade da contribuição assistencial para todos os trabalhadores. Mas reforçou que é preciso garantir o direito de oposição à cobrança do financiamento aos sindicatos. 

“O nosso projeto não vai na direção contrária do que foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal, apesar de acharmos que não é papel do STF trabalhar de forma positiva na regulamentação de leis”, comentou Rogério Marinho. “O nosso projeto apenas regula de que forma se dará esse direito de oposição”, completa. 

Foto: Pedro França/Agência Senado

A contribuição era obrigatória até 2017, quando a reforma trabalhista alterou a CLT, estabelecendo que a contribuição sindical seria facultativa. Neste ano, o STF julgou constitucional a instituição, por acordo ou convenção coletivos, de contribuições assistenciais para todos os empregados de uma categoria, ainda que não sejam sindicalizados. 

Leia mais! Congresso: Pacheco recebe proposta de contribuição sindical em semana de debate

Na segunda-feira (2), as centrais sindicais entregaram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), uma proposta que prevê o direito à oposição à contribuição sindical por meio de manifestação em assembleia ou em documento entregues presencialmente em horários determinados. O PL 2099/2023 altera essas condições ao estabelecer maior publicidade da cobrança, pagamento via pix ou boleto e possibilidade de mudança de posicionamento do trabalhador até 60 dias após assinatura do acordo.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais