Projeto isenta bandeiras tarifárias de consumidores onde há hidrelétricas

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Câmara dos Deputados analisa isentar da incidência das bandeiras tarifárias os consumidores de energia elétrica dos estados da região Norte. Em vigor desde 2015, o sistema de bandeiras tarifárias repassa ao consumidor eventuais aumentos no custo de geração devido ao acionamento das hidrelétricas.

As comissões da Defesa do Consumidor; Minas e Energia; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania ainda vão analisar o projeto.

Leia mais! PROJETO PREVÊ MAIS INVESTIMENTOS PARA CIDADES QUE ACOLHEREM REFUGIADOS

O autor do projeto é o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO). Ele afirma que os estados da região Norte que possuem grandes hidrelétricas, como Pará e Rondônia, vivem uma – situação paradoxal. Isso acontece apesar de serem grandes produtores de energia, exportando para todo o país, suportam as tarifas mais elevadas do Brasil.

Ricardo Ayres – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

De acordo com Ayres, isso acontece porque o custo de levar energia elétrica às cidades do Norte é maior do que nas demais regiões, pela distância e por dificuldades de logística.

Leia mais! ALCKMIN AFIRMA QUE LULA É CANDIDATO NATURAL PARA ELEIÇÕES EM 2026

– As vantagens decorrentes das características naturais dos estados que produzem energia hidrelétrica são compartilhadas com todo o restante do país, enquanto as dificuldades são suportadas apenas pela população local. Trata-se de uma situação evidentemente injusta – finalizou o deputado.

Postagens relacionadas

Eleições 2024: João Campos lidera intenções de voto em Recife com 75%

Padilha confia na aprovação da reforma tributária na próxima semana

Presidente argentino Javier Milei fará visita privada ao Brasil

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais