Início » Projeto destina valor de multas ambientais para recuperar Amazônia Legal

Projeto destina valor de multas ambientais para recuperar Amazônia Legal

O deputado Fausto Santos Jr afirma que o objetivo é definir uma destinação específica para as multas por infração ambiental na Amazônia Legal

A+A-
Reset
Política

Projeto de lei determina que seja repassado 5% do valor arrecadado com multas ambientais para compensar danos ao meio ambiente. Prejuízos esses gerados por obras de infraestrutura na Amazônia Legal. A Câmara dos Deputados analisa a proposta, que altera a Lei de Crimes Ambientais.

Amazônia Legal

Foto: Bruno Kelly/MMA

As comissões da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania ainda vão analisar o projeto.

Leia mais! LULA RECONHECE POTENCIAL COMERCIAL COM PAÍSES DA LIGA ÁRABE

De acordo com o deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), o objetivo da proposta é definir em lei uma destinação específica para as multas por infração ambiental. Priorizando assim a compensação ambiental por obras de infraestrutura para o desenvolvimento regional na área da Amazônia Legal.

Amazônia Legal

Fausto Santos Jr. – Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Leia mais! PROJETO ASSEGURA A MUNICÍPIOS REPASSE ANUAL MÍNIMO DE R$ 154 BILHÕES

Além disso, conforme a legislação vigente, o Fundo Nacional do Meio Ambiente recebe 50% dos valores arrecadados em pagamento de multas por infração ambiental. Ao Fundo Naval, ao Fundo Nacional para Calamidades Públicas e Proteção. Bem como, para a Defesa Civil (Funcap)e aos fundos estaduais ou municipais de meio ambiente.

Desmatamento Amazônia Legal

O desmatamento na Amazônia Legal, no período de agosto de 2022 a julho de 2023, alcançou 9.001 quilômetros quadrados. Diante disso, houve queda de 22,3% em relação ao ano anterior (2021/2022), de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes). O projeto é um sistema que faz uma apuração anual da supressão florestal nos nove estados que compõem a Amazônia Legal.

AmazôniaCâmara dos DeputadosInvestimentosProjeto de LeiProposta de lei

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais