Início » Presidente veta aumento do Fundo Eleitoral mas mantém emendas do relator

Presidente veta aumento do Fundo Eleitoral mas mantém emendas do relator

A+A-
Reset

O presidente Jair Bolsonaro vetou o aumento do Fundo Eleitoral e as despesas para o ressarcimento das emissoras de rádio e de televisão pela inserção de propaganda partidária. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (23). O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovado pelo Congresso poderia elevar os recursos para o financiamento da campanha eleitoral de R$ 2 bilhões para R$ 5,7 bilhões.

Segundo o Palácio do Planalto, a Lei Orçamentária (LOA) contará com o valor que será definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o ano de 2022, com base nos parâmetros previstos em lei. O projeto de lei orçamentária para 2022 será encaminhado ao Congresso pelo Poder Executivo até 31 de agosto.

Ao contrário do que informou na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro não vetou as emendas de relator e de comissão (RP-8 e RP-9). O texto foi publicado hoje no Diário Oficial da União. O anúncio do veto repercutiu no Congresso e o governo recuou.

As emendas de relator estão no centro do chamado “orçamento secreto” e permite o direcionamento de recursos com um nível menor de transparência.


Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais