Petrobras obtém licença ambiental para perfurar dois poços na Margem Equatorial brasileira

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ibama concedeu à Petrobras licença ambiental para perfuração de dois poços exploratórios em águas profundas da Bacia Potiguar. O bloco marítimo BM-POT-17 está localizado na Margem Equatorial brasileira. O primeiro poço será perfurado a 52 km da costa.

A perfuração está prevista para ser iniciada nas próximas semanas, após a chegada da sonda na locação. Com a pesquisa exploratória, a companhia pretende obter mais informações geológicas da área para avaliar a viabilidade econômica e a extensão da descoberta de petróleo realizada em 2013 no poço de Pitu. Não há produção de petróleo nessa fase.

O presidente da estatal, Jean Paul Prates, demonstrou alegria com a licença. “Estamos muito otimistas e entusiasmados com a retomada de novos projetos pela Petrobras. A Margem Equatorial brasileira apresenta expressivo potencial petrolífero e será fundamental para o futuro da companhia, garantindo a oferta de petróleo necessária para o desenvolvimento do país e financiamento da transição energética”, disse.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

De acordo com a Petrobras, o Ibama permitiu a exploração no local, após um simulado in loco. A Avaliação Pré-Operacional (APO), última etapa de avaliação, ocorreu entre os dias 18 e 20/9. Por meio da atividade, o Ibama comprovou a capacidade da Petrobras de dar resposta imediata e robusta a um eventual acidente envolvendo vazamento de petróleo.

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Joelson Mendes, declarou que “a Petrobras reúne todas as condições técnicas e econômicas para tornar essa nova fronteira uma realidade – a exemplo dos resultados que alcançamos em águas profundas e ultraprofundas de outras bacias, que consolidaram nossa liderança mundial nesse segmento”.

Petrobras e a exploração na Margem Equatorial

A Bacia Potiguar abrange porções marítimas dos estados do Rio do Grande do Norte e do Ceará e é parte da chamada Margem Equatorial brasileira, que se estende entre os estados do Amapá e do Rio Grande do Norte. A região é considerada uma das mais novas e promissoras fronteiras mundiais em águas profundas e ultra profundas.

Leia mais! Ministro Alexandre Silveira quer aumentar oferta de gás natural  

O projeto de avaliação da descoberta de Pitu, na Bacia Potiguar, está previsto no atual Plano Estratégico da Petrobras, para o período entre 2023 e 2027. A companhia pretende perfurar 16 poços exploratórios na Margem Equatorial, em cinco anos. O investimento previsto para a região é de cerca de 3 bilhões de dólares, direcionado para projetos de pesquisa e investigação do potencial petrolífero da região.

Postagens relacionadas

STF forma maioria a favor da Lei das Estatais

Funai quer aprovar projeto de porte de arma para seus servidores. Entenda

Trabalhadores argentinos fazem greve geral contra reformas de Milei

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais