Início » Petrobras obtém licença ambiental para perfurar dois poços na Margem Equatorial brasileira

Petrobras obtém licença ambiental para perfurar dois poços na Margem Equatorial brasileira

A+A-
Reset
Política

O Ibama concedeu à Petrobras licença ambiental para perfuração de dois poços exploratórios em águas profundas da Bacia Potiguar. O bloco marítimo BM-POT-17 está localizado na Margem Equatorial brasileira. O primeiro poço será perfurado a 52 km da costa.

A perfuração está prevista para ser iniciada nas próximas semanas, após a chegada da sonda na locação. Com a pesquisa exploratória, a companhia pretende obter mais informações geológicas da área para avaliar a viabilidade econômica e a extensão da descoberta de petróleo realizada em 2013 no poço de Pitu. Não há produção de petróleo nessa fase.

O presidente da estatal, Jean Paul Prates, demonstrou alegria com a licença. “Estamos muito otimistas e entusiasmados com a retomada de novos projetos pela Petrobras. A Margem Equatorial brasileira apresenta expressivo potencial petrolífero e será fundamental para o futuro da companhia, garantindo a oferta de petróleo necessária para o desenvolvimento do país e financiamento da transição energética”, disse.

Petrobras

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

De acordo com a Petrobras, o Ibama permitiu a exploração no local, após um simulado in loco. A Avaliação Pré-Operacional (APO), última etapa de avaliação, ocorreu entre os dias 18 e 20/9. Por meio da atividade, o Ibama comprovou a capacidade da Petrobras de dar resposta imediata e robusta a um eventual acidente envolvendo vazamento de petróleo.

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Joelson Mendes, declarou que “a Petrobras reúne todas as condições técnicas e econômicas para tornar essa nova fronteira uma realidade – a exemplo dos resultados que alcançamos em águas profundas e ultraprofundas de outras bacias, que consolidaram nossa liderança mundial nesse segmento”.

Petrobras e a exploração na Margem Equatorial

A Bacia Potiguar abrange porções marítimas dos estados do Rio do Grande do Norte e do Ceará e é parte da chamada Margem Equatorial brasileira, que se estende entre os estados do Amapá e do Rio Grande do Norte. A região é considerada uma das mais novas e promissoras fronteiras mundiais em águas profundas e ultra profundas.

Leia mais! Ministro Alexandre Silveira quer aumentar oferta de gás natural  

O projeto de avaliação da descoberta de Pitu, na Bacia Potiguar, está previsto no atual Plano Estratégico da Petrobras, para o período entre 2023 e 2027. A companhia pretende perfurar 16 poços exploratórios na Margem Equatorial, em cinco anos. O investimento previsto para a região é de cerca de 3 bilhões de dólares, direcionado para projetos de pesquisa e investigação do potencial petrolífero da região.

Exploração de petróleoJean Paul Prateslicenciamento ambientalPetrobras

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais