PEC delimita cargo de embaixador para diplomatas de carreira

Roque de Sá/Agência Senado

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 118/2019, apresentada pelo senador Alvaro Dias (Podemos-PR) e assinada por outros 29 senadores, altera o inciso IV do artigo 52 da Constituição Federal e trata da obrigatoriedade de embaixadores brasileiros serem servidores da carreira diplomática. 

A Lei 11.440/2006, em vigência atualmente, garante que a indicação de ministros de primeira ou segunda classe e abrindo exceção para indicação de um representante que não pertença aos quadros do Ministério das Relações Exteriores. 

“A apresentação desta emenda constitucional pretende fazer com que se limite a escolha de embaixadores, chefes de missão diplomática de caráter permanente, a servidores de carreira. Isso ajuda a profissionalizar a diplomacia, retirando-se indicações como embaixadores de caráter meramente político, ora recompensados com o posto em fim de carreira política, ora premiados pela sua proximidade com o governo de ocasião”, argumentou Alvaro Dias. 

Postagens relacionadas

Frente Parlamentar do Biodiesel critica inclusão de coprocessados em projeto

Polícia retoma controle do campus da Universidade Columbia

Agentes da Abin protestam contra o atual diretor-geral

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais